Tribunal dos EUA rejeita pedido do Fed para arquivar processo do Custodia Bank

O banco de ativos digitais Custodia processou o Fed em junho de 2022, alegando um “atraso ilegal” no processamento de um pedido de sua conta principal.

O Custodia Bank deu um passo à frente em sua batalha legal contra o Federal Reserve, quando um juiz federal de Wyoming negou os pedido de arquivamento do Fed e do Federal Reserve Bank de Kansas City.

O banco de ativos digitais processou o Federal Reserve em junho de 2022, alegando um “atraso ilegal” no processamento de um pedido de sua conta principal. Em 2020, Caitlin Long, ex-executiva do Morgan Stanley e uma das primeiras proponentes do Bitcoin, fundou o banco  para fornecer serviços de contas para empresas de criptomoedas e servir como uma ponte para o dólar dos Estados Unidos.

“A última petição do Federal Reserve para rejeitar o processo do Custodia Bank foi mais uma vez rejeitada. Estamos satisfeitos que a tentativa do Fed de vetar as decisões de fretamento de bancos estaduais agora seja testada em um tribunal federal ”, disse Nathan Miller, porta-voz do Custodia Bank, ao Cointelegraph em um comunicado.

Captura de tela da ordem sobre as moções do réu para rejeitar a reclamação alterada. Fonte: Ouvinte do Tribunal

O Custodia Bank apresentou um pedido para  uma conta mestra do Federal Reserve em outubro de 2020. O pedido, se concedido, permitiria ao banco usar o sistema de pagamento do Federal Reserve, a rede Fedwire, que  processou mais de 196 milhões de transações no ano passado. Em janeiro de 2023, o Fed negou o pedido de adesão , dizendo que era “inconsistente com os fatores exigidos pela lei” e citando o envolvimento do banco no espaço criptográfico.

O Custodia foi uma das primeiras Instituições Depositárias de Propósito Especial (SPDIs) de Wyoming, também conhecidas como “bancos blockchain” . Wyoming pediu para intervir no caso entre o banco e o Fed, defendendo sua estrutura que permite que certas empresas de criptomoedas se qualifiquem como bancos credenciados pelo estado.

De acordo com Miller, o Fed está reinterpretando as leis federais para conceder a si mesmo uma autoridade especial que nunca recebeu do Congresso depois de décadas concedendo automaticamente contas mestras a bancos credenciados.

“O Fed nunca teve tal autoridade na história dos Estados Unidos, nem precisa de discrição para bloquear bancos que já foram validamente licenciados por autoridades bancárias estaduais que separam rigorosamente o trigo do joio”, continuou Miller, acrescentando que a Custodia recebeu sua licença bancária. depois que mais de 150 candidatos em potencial foram rejeitados pela Divisão Bancária de Wyoming.“Estamos ansiosos pela revisão do tribunal dessa tomada de poder pelo Fed”, afirmou.

Você pode gostar...