Congresso dos EUA pede moratória de stablecoin Libra do Facebook
O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA solicitou ao Facebook que interrompesse imediatamente o desenvolvimento da stablecoin Libra.
O Comitê de Serviços Financeiros do congresso dos Estados Unidos pediu ao Facebook e seus parteiros para interromper o desenvolvimento da stablecoin Libra.
Em uma carta de 2 de abril enviada ao CEOs do Facebook Mark Zuckerberg e David Marcus, e à COO Sheryl Sandberg, os legisladores pediram ao Facebook e seus parceiros para adotarem imediatamente com uma moratória para o desenvolvimento do Libra e sua carteira dedicada Calibra.
O comitê diz que o projeto pode levar “a um sistema financeiro global totalmente novo, que é baseado fora da Suíça e tem intenção de rivalizar com a política monetária dos EUA e com o Dólar”. O comitê diz acreditar que o empreendimento pode envolver implicações sérias:
“Isso levanta sérios problemas de privacidade, comércio, segurança nacional e política monetária, não apenas para os mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, mas também para investidores, consumidores e para a economia global mais ampla.”
A carta diz que as acompanha as vulnerabilidades relacionadas à cibersegurança, que podem levar à perda de trilhões de Dólares em depósitos não segurados, e que os consumidores podem ser expostos a problemas graves de privacidade e segurança nacional.
O comitê também destaca que o passado polêmico do Facebook com relação ao uso de dados de usuários torna estas preocupações ainda mais importantes. A carta escreve:
“Se produtos e serviços como esses permanecessem indevidamente regulados e sem supervisão adequada, eles poderiam representar riscos ao sistema, colocando em risco a estabilidade financeira dos EUA e global.”
O comitê afirma que “é primordial que o Facebook e seus parceiros imediatamente interrompam seus planos de implementação” até que os reguladores explorem as questões mencionadas. Durante a moratória proposta, os reguladores pretendem realizar audiências públicas sobre os riscos e benefícios do sistema e explorar soluções legislativas. A carta conclui:
“Se a implementação não cessar antes que possamos estudá-lo, isso trará riscos de um novo sistema financeiro baseado na Suíça que já é grande demais para fracassar”.
Como o Cointelegraph noticiou ontem, mais de 30 grupos de advogados surgiram como signatários em uma solicitação para que o Congresso e os reguladores implementassem uma moratória oficial sobre o desenvolvimento do Libra.
Também ontem, o economista ganhador do prêmio Nobel, Joseph Eugene Stiglitz, publicou um artigo afirmando que “toda moeda é baseada na confiança, mas apenas um idiota confiaria no Libra do Facebook”.