Operação Ilegal: Atlas Quantum confirma que operava de forma ilegal nas exchanges de Bitcoin

Em comunicado oficial, a Atlas Quantum confirmou que operava de forma ilegal nas exchanges em que realiza operações de trader e arbitragem de Bitcoin

Em um vídeo e comunicado divulgado em 20 de setembro pelo CEO da Atlas Quantum, Rodrigo Marques, confirma que operava de forma ilegal nas exchanges de criptomoedas que armazenam os recursos da empresa custodiados em nome dos clientes.

A Atlas afirma que possuia mais de uma conta nas exchanges de Bitcoins em que opera, todas “registradas em nome da Atlas” prática que é ilegal de acordo com o termo de compromisso destas exchanges e que pode ser um dos fatores responsáveis pelo bloqueio nas contas da empresa.

– Por que o Atlas possui mais de uma conta nas exchanges em que opera?  A blockchain é 100% transparente nas transações realizadas em sua rede, por isso os envios e recebimentos de bitcoins podem ser verificados por qualquer pessoa no mundo a qualquer momento. Isso torna o mercado de criptoativos suscetível à prática de front running: ao identificarem grandes transações de bitcoin na rede, players do mercado se posicionam nas exchanges antecipando suas operações. Para impedir a possibilidade de sermos prejudicados por essas práticas, diluímos o nosso capital em diferentes contas nas exchanges em que operamos. É importante ressaltar que todas as contas são registradas em nome do Atlas”

Apesar das alegações da empresa referentes a manipulação do mercado, o termo de uso das exchanges em que a empresa opera destaca claramente que poussuir mais de uma conta vinculada a mesma empresa ou pessoa é uma prática ilegal e que pode ocasionar bloqueio das contas.

“11. SUSPENSÃO E ENCERRAMENTO DA CONTA
Podemos, a nosso critério exclusivo e absoluto, sem responsabilidade para com você ou com terceiros, recusar a abertura de uma conta, suspender sua conta, consolidar contas se você tiver mais de um ou encerrar sua conta ou o uso de um ou mais dos Serviços. Essas ações podem ser tomadas como resultado de vários fatores, incluindo, sem limitação, inatividade da conta, falha em responder a solicitações de suporte ao cliente, falha em identificar positivamente você, uma ordem judicial ou sua violação dos termos deste Contrato (incluindo, sem limitação) Seção 22). O Circle também pode suspender temporariamente o acesso à sua conta no caso de um problema técnico causar interrupção do sistema ou erros da conta até que o problema seja resolvido” diz o termo de uso da Poloniex

A prática de possuir mais de uma conta é proibida na maior parte das exchanges em todo o mundo, na Bitfinex, por exemplo no item 12.13 a proibição está clara “tiver mais de uma conta e mais de uma carteira de tokens digitais no site”

“Qualquer uso descrito neste parágrafo constituirá um “Uso Proibido”. Se a Bitfinex determinar que você se envolveu em qualquer Uso Proibido, a Bitfinex poderá abordar esse Uso Proibido através de uma sanção apropriada, a seu critério exclusivo e absoluto. Essa sanção pode incluir, mas não se limita a, fazer um relatório a qualquer governo, aplicação da lei ou outras autoridades, sem fornecer nenhum aviso sobre esse relatório; confisco de quaisquer Fiat, fundos, propriedades, recursos ou Tokens Digitais em qualquer Carteira de Tokens Digitais que você possua no Site; e, suspender ou encerrar seu acesso a quaisquer Serviços ou Fiat, fundos, propriedades ou Tokens Digitais de qualquer Endereço de Tokens Digitais. A Bitfinex pode, a seu critério exclusivo e absoluto, apreender e entregar sua propriedade a qualquer governo, polícia ou outras autoridades aplicáveis, quando as circunstâncias o justificarem. Além do que, além do mais”, diz a Bitfinex.

A medida tomada pela Atlas, de possuir mais de uma conta em uma exchange coloca em risco todos os ativos alocados na plataforma pois, conforme os próprios termos de uso indicam, as exchanges podem, sem qualquer aviso, bloquear as contas e os fundos contidos nelas por conta da atividade.

No vídeo, o CEO da empresa, ainda afirma que esta buscando formas de resolver a cris. Entre estas possibilidades está o pagamento dos saques atrasados dos cliente por meio de reais e que busca emprestimos e captação no mercado para solucionar o problema.

“Além desta negociação contínua com as exchanes estamos em busca de empréstimos e outras forma de capitalização junto a players do mercado afim de reforçar a liquidez para os saques afetados, (…) isso inclui a possibilidade de ofertar saques em reais ou captar recursos atraves de empréstimos ou abertura de capital”, declarou.

Como noticiou o Cointelegraph, em um comunicado oficial publicado pela Atlas Quantum, empresa que afirma investir em Bitcoin, jogou por terra o D+30 e o prazo para resolver a situação dos saques atrasados e declarou que não tem prazo para resolver a situação, conforme comunicado divulgado em 18 de setembro.

“3) Existe alguma previsão para a normalização dos saques?‍

R: Estamos em fase de implementação das soluções exigidas pelas exchanges, e não temos um prazo para restabelecer o processamento de saques. Reforçamos que nosso time está 100% focado para que a normalidade seja restabelecida o quanto antes.”

No comunicado, feito com perguntas e respostas, a empresa também alega que é idônea e que não é uma pirâmide financeira. Reforça os problemas de KYC com as exchanges na qual realiza operações de arbitragem e declara que está “com o foco total para resolução dos desafios que estamos enfrentando”.

Você pode gostar...