Fundos do hack da Upbit continuam se movimentando depois de parte ser bloqueada na Binance
Milhões de dólares em ETH roubados da Upbit em 2019 continuam movendo-se para carteiras desconhecidas, na OKEx e em outra exchange pouco conhecida.
Os fundos em criptomoedas associados ao hack de US$ 50 milhões da Upbit em novembro de 2019 continuaram a serem movimentados em carteiras e blockchains. Logo após atingirem a maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, grandes montantes dos fundos roubados continuaram sendo transferidas para uma exchange de criptomoedas pouco conhecida e para grandes exchanges como a OKEx.
Em 14 de maio, o Whale Alert – um serviço dedicado ao rastreamento de grandes transações de criptomoedas – relatou uma série de novas transações envolvendo fundos do hack de 2019 da Upbit. Segundo o Whale Alert, uma grande parte do Ether (ETH) roubado também atingiu uma série de carteiras desconhecidas.
Endereços na desconhecida exchange Byex.com recebem US$ 100.000 worth em ETH
Em uma série de tweets de 14 de maio, o Whale Alert informou sobre pelo menos seis transações movendo o ETH roubado da Upbit para a exchange do Byex.com. As transações envolveram lotes de cerca de US $ 15.000 a US $ 30.000, com o Whale Alert marcando-os como “fundos roubados transferidos do Upbit Hack Nov 2019 para o BYEX”.
As novas transações ocorreram algum tempo depois que o Whale Alert noticiou pela primeira vez em um tweet de 13 de maio:
“Pudemos confirmar agora que uma parte significativa dos hacks #Upbit está sendo depositada em uma exchange chamada #BYEX.”
O Whale Alert confirmou ao Cointelegraph que os fundos foram transferidos para a exchange com o domínio Byex.com. “Temos certeza de que temos a hotwallet correta para essa exchange”, observou o Whale Alert.
Byex.com diz que não recebeu os fundos relatados pelo Whale Alert
A Byex.com posteriormente em seu canal Telegram disse que a plataforma não conseguiu detectar as transações relatadas. “Eu verifiquei o backend e não vi essas transações em nenhuma das contas BYEX”, disse o gerente de projetos da Byex.com ao Cointelegraph.
O representante da Byex também apontou que os fundos foram aparentemente movidos para endereços originários de outra exchange, a Byex.io, que hoje está extinta. O gerente do projeto disse:
“Whale Alert rastreou o antigo endereço byex.io, que levou a tal confusão. Descobrimos as notícias sobre o passado da BYEX quando compramos o domínio .com, mas não prestamos muita atenção a ele. Não conhecemos ninguém da equipe byex.io. Somos uma nova equipe que começou no ano passado por volta de setembro. Gostaria de distinguir nosso nome oficial como em nosso domínio – Byex.com. ”
Mais de US $ 3 milhões em Ether roubados foram movidos nos últimos dias
As transações da Byex.com foram acompanhadas de várias outras transferências envolvendo o corte de US $ 50 milhões da Upbit. Em 14 de maio, o Whale Alert relatou que mais de US $ 1,3 milhão em ETH foram movidos para carteiras desconhecidas em uma série de transações. Anteriormente, pelo menos 9.000 ETH (US $ 1,8 milhão) decorrentes do hack de US $ 50 milhões da Upbit foram enviados para carteiras desconhecidas em três lotes de 3.000 ETH, tuitou o Whale Alert em 13 de maio.
O Whale Alert também informou que um lote de US $ 55.000 foi depositado na exchange OKEx em 14 de maio. A Cointelegraph procurou a OKEx para comentar, mas não recebeu uma resposta até o momento.
Em 13 de maio, a exchange Binance congelou US $ 27.000 em Ether roubado em sua plataforma imediatamente após o Whale Alert relatar a transação suspeita.
LEIA MAIS
- Alto executivo do Mercado Livre confirma parceria com Facebook no projeto Libra
- Jamie Dimon comenta sobre o Bitcoin mais uma vez, diz que está pouco se f*dendo para ele
- Novo projeto de lei coloca o Libra do Facebook sob a lei de valores mobiliários dos EUA
- Um em cada cinco detentores de cripto na Europa são mulheres, revela novo relatório