Participação da Binance em volume negociado de criptomoedas no mercado à vista cai pelo sétimo mês consecutivo

O volume de negociação à vista perdido pela Binance teria sido distribuído entre exchanges como HTX (antiga Huobi), Bybit e DigiFinex.

A Binance, maior exchange global de criptomoedas, continua a perder participação no mercado em meio às batalhas regulatórias que vêm enfrentando nos Estados Unidos.

A participação da Binance no volume negociado de criptomoedas no mercado à vista caiu pelo sétimo mês consecutivo em setembro de 2023, informou a Bloomberg em 5 de outubro, citando uma análise do provedor de dados de criptomoedas CCData.

De acordo com o relatório, a participação da Binance no mercado à vista caiu de 38,5% em agosto para 34,3% em setembro. Em janeiro de 2023, a participação da Binance no mercado à vista representava até 55,2%.

Gráfico da participação da Binance no volume negociado de criptomoedas no acumulado do ano. Fonte: Bloomberg

Além do mercado à vista, a Binance também vem perdendo participação no mercado de derivativos. De acordo com o relatório, a participação da Binance no volume negociado no mercado de derivativos caiu de 53,5% em agosto para 51,5% em setembro. Em janeiro, a dominância da exchange no mercado de derivativos era de mais de 62%.

De acordo com o analista de pesquisa da CCData, Jacob Joseph, os desafios regulatórios enfrentados pela Binance nos EUA não são a única razão pela qual a exchange vem perdendo participação de mercado. O analista acredita que a queda também se deve ao fato de a Binance ter encerrado a promoção de negociações com taxa zero para os principais pares de negociação.

A queda na participação de mercado da Binance também ocorre em um período em que a exchange encerrou a prestação de serviços em alguns de seus principais mercados. Em setembro, a Binance anunciou sua saída da Rússia, vendendo todas as suas operações locais para a recém-lançada exchange CommEx, fundada por entidades não reveladas. A Rússia era um dos maiores mercados da Binance, com usuários russos representando quase 7% do tráfego da plataforma.

Binance introduced changes to its trading fees in early September, re-applying a regular taker fee based on the user’s VIP level. For example, Binance started charging a 0.1% taker fee on spot and margin trades from regular users.

According to the report, Binance’s lost spot trading volume has been distributed among exchanges like HTX (formerly Huobi), Bybit and DigiFinex. Rival exchanges like OKX, Bybit and Bitget have reportedly also picked up market share in derivatives.

LEIA MAIS

Você pode gostar...