Não confirmado: IBM e Banco Central do Azerbaijão trabalham juntos no desenvolvimento de blockchain, relata mídia local
A IBM e o banco central do Azerbaijão vão cooperar na implementação do blockchain como parte de um programa de cinco anos para a transformação digital da economia.
A IBM e o Banco Central do Azerbaijão (CBA) deverão colaborar na implementação da tecnologia blockchain na economia do país, informou a 9 de outubro a Trend News Agency, voltada para a Ásia Central.
A Trend News Agency é uma provedora de serviços de notícias estabelecida que abrange o Cáucaso, a região do Cáspio e a Ásia Central, com plataformas de notícias dedicadas em azeri, russo, turco e persa, além de uma plataforma em inglês.
A agência afirma que o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do CBA, Farid Osmanov, revelou notícias do programa de cinco anos para a transformação digital da economia no Forum Econômico Azerbaijão-Alemanha sobre Energia e TIC em Baku hoje.
Segundo Osmanov, o banco central estará cooperando com a IBM especificamente no blockchain, acrescentando que o programa de transformação seria “razoavelmente grande” e bifurcado em duas direções:
“A primeira direção corresponde aos planos de transformação digital. Essa iniciativa será implementada dentro de um plano de cinco anos, que visa atender às exigências e necessidades da economia e do setor bancário do país.”
A segunda direção para a parceria é o desenvolvimento de um sistema de identificação digital, informa a Trend News Agency. Segundo Osmanov, a iniciativa envolveu a cooperação de “cerca de” 10 bancos comerciais e 15 agências governamentais.
A IBM não respondeu ao pedido de comentários da Cointelegraph até o momento da publicação, e a Trend observa que a “história ainda está em desenvolvimento”.
A IBM já cooperou em uma iniciativa institucional de desenvolvimento de blockchain de grande escala semelhante. Em julho deste ano, a gigante da tecnologia assinou um contrato de cinco anos com o governo australiano para usar blockchain e outras novas tecnologias para melhorar a segurança de dados e a automação em todos os departamentos federais, incluindo defesa e assuntos internos.