Reguladores britânicos lançam sistema de alerta ‘Ad-Scam’ para reprimir fraudes digitais
A Advertising Standards Authority e o Internet Advertising Office uniram forças para lançar um sistema para remover anúncios fraudulentos.
A United Kingdom Advertising Standards Authority (ASA) e o Internet Advertising Office (IAB) lançaram um novo sistema em 16 de junho para detectar e remover anúncios de fraude online.
Segundo o Telegraph, o sistema permitirá que as pessoas denunciem anúncios fraudulentos, especialmente aqueles que aparecem em espaços pagos.
Uma das principais motivações por trás do sistema de alerta é a preocupação constante com o aumento de golpes de anúncios relacionados principalmente a fraudes relacionadas a criptomoeda, disseram as duas autoridades.
Preocupações crescentes com o aumento de golpes com criptomoedas
Os números citados pela ASA divulgados pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (Financial Conduct Authority – FCA), onde o regulador financeiro revelou que em 2018, as vítimas de criptomoedas e outros golpes relacionados a investimentos, como Forex, perderam mais de £ 197 milhões (US$ 255 milhões) no total .
Guy Parker, diretor executivo da ASA, disse o seguinte:
“A grande maioria dos anúncios informa e entretém o público com responsabilidade, mas uma pequena minoria é publicada com intenção criminosa. Nosso sistema de alerta de anúncios fraudulentos desempenhará um papel importante para ajudar a detectar e impedir esses golpes.”
Suportado por gigantes da tecnologia
O relatório diz que os dois reguladores receberão suporte de plataformas de anúncios digitais e gigantes da tecnologia como Google e Facebook.
Jon Mew, diretor executivo do IAB, esclareceu que, embora o sistema não vá erradicar completamente a publicidade fraudulenta na Internet, ajudará a ter uma melhor regulamentação sobre o assunto:
“Essa iniciativa adota uma abordagem conjunta para remover anúncios fraudulentos e desempenhará um papel importante na melhoria do ecossistema online para anunciantes e consumidores. Ele precisa ser usado juntamente com a força da lei para abordar a atividade ilegítima subjacente por trás desses anúncios.”
Os reguladores do Reino Unido, como a FCA, anunciam ativamente medidas para supervisionar o ambiente cripto do país.
O Cointelegraph informou em janeiro que a FCA monitorará a luta contra a lavagem de dinheiro (AML) e o financiamento terrorista (CTF) para empresas que realizam atividades relacionadas a criptomoedas.
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