Rede global de fundos com sede no Reino Unido Calastone vai mudar todo seu sistema para o Blockchain em maio
A rede de fundos globais sediada em Londres Calastone está mudando todo o seu sistema para serviços de compensação de comércio de fundos para o blockchain.
A Calastone, uma rede global de fundos baseada em Londres, está trocando todo o seu sistema por serviços de compensação do fundo de fundos para o blockchain em maio, informa a Reuters UK hoje, 3 de dezembro.
A Calastone processa operações de fundos mútuos para mais de 1.700 companhias financeiras, incluindo JPMorgan Asset Management, Schroders e Invesco, de acordo com a Reuters.
A mudança vai transformar os serviços atuais usando um livro-razão compartilhado para automatizar as nove milhões de mensagens enviadas entre as contrapartes todos os meses, supostamente de mais de £ 170 bilhões (US $ 217 bilhões).
Como observa a Reuters, o sistema incumbente exige três mensagens separadas para serem enviadas digitalmente entre as empresas sempre que elas compram em um fundo: o primeiro para fazer um pedido, o segundo como um recibo e o terceiro para confirmar o preço. “Quanto mais você pode automatizar, mais você se arrisca, mais você simplifica, mais você acelera”, disse Andrew Tomlinson, diretor de marketing da Calastone, à Reuters.
Calastone cita dados da empresa de auditoria Deloitte, que estima que a adoção da tecnologia blockchain poderia salvar a indústria global de fundos – excluindo o mercado dos EUA – £ 3,4 bilhões de libras (US $ 4,3 bilhões) a cada ano, otimizando os processos de negociação e liquidação. Como observa a Reuters, a indústria de fundos está cada vez mais pressionada pelo aumento dos custos, em parte devido à regulação endurecida introduzida após a crise financeira de 2008.
Em uma entrevista separada com o Financial Times, Julien Hammerson, CEO da Calastone, disse que, atualmente, os fundos são “prejudicados pelo aumento contínuo dos custos e pela ameaça de concorrência, tornando o sistema atual economicamente e operacionalmente insustentável”.
Como reportado anteriormente, a Calastone publicou sua pesquisa interna no início deste ano, sugerindo que o uso do blockchain poderia economizar fundos mútuos até US $ 2,6 bilhões.
No mês passado, a Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) – cujo Trade Information Warehouse (TIW) fornece serviços de processamento de eventos para cerca de 98% de todas as transações com derivativos de crédito no mercado global – entrou na fase de testes sua replatualização para tecnologia de livro-razão distribuído (DLT).