Dois supostos “Forks de golpe” Ethereum apropriam-se das chaves privadas de usuários, reportam os resultados
Ethereum Nowa e Ethereum Classic Vision estão se apropriando das chaves privadas dos usuários que tentam resgatar moedas supostamente bifurcadas.
Altcoins Ethereum Nowa (ETN) e Ethereum Classic Vision (ETCV) estão apropriando-se das chaves privadas dos usuários que tentam resgatar suas moedas supostamente bifurcadas. O esquema suspeito foi coberto por um relatório enviado à Cointelegraph pela equipe de desenvolvimento da Guarda da Carteira em 11 de janeiro.
O site oficial do projeto Ethereum Nowa – que não contém um white paper – descreve o processo em que os usuários devem se envolver para obter o ETN. De acordo com o site, o usuário deve primeiro enviar a ETH para um endereço e, em seguida, exportar a chave privada e resgatar a criptomoeda usando a ferramenta on-line dedicada.
Um usuário no explorador de blocos da Ethereum Etherscan comentou sobre o endereço mencionado anteriormente, afirmando que o endereço está envolvido em um “golpe de [hard] fork/airdrop” após o aviso “Não envie nada aqui”. A ferramenta para reivindicar as moedas parece ser um clone da conhecida carteira on-line Ethereum (ETH) MyEtherWallet (MEW), com o logotipo original, o título do site e a página em um domínio diferente.
A principal diferença em comparação com a interface original do MEW é que todas as opções que permitem ao usuário escolher como acessar a carteira são esmaecidas, exceto aquela que permite ao usuário colar em sua chave privada. Além disso, alguns navegadores sinalizam a ferramenta como um “Site enganador”.
A equipe da Guarda da Carteira escreveu que, analisando o código, descobriram que a chave privada não está sendo processada apenas pela ferramenta, mas também enviada para um servidor remoto. Segundo o relatório da Guarda, o Ethereum Nowa “é uma forma de os ladrões obterem informações privadas e obterem acesso à sua carteira”.
O garfo duro da Ethereum Classic Vision, de acordo com o livro branco do projeto, está acontecendo hoje (11 de janeiro) às 20:00 GMT. O site contém links para uma carteira do Windows e Linux para download ao lado de uma ferramenta da Web. Perto do botão “Claim fork”, o site afirma:
“Independentemente de qual carteira autorizada você usa para manter sua ETH, seu ETCV grátis será inicialmente enviado para a carteira oficial da Ethereum Classic Vision. Enquanto estamos atualmente em negociações com várias carteiras populares, no momento da bifurcação não poderemos enviar ETCV para essas carteiras devido a certas diferenças nos algoritmos usados.”
A equipe da Guarda da Carteira observou que, embora este projeto parecesse mais sólido do que a ETN, após um exame mais detalhado, constatou que a equipe da ETCV também se apropriara das chaves privadas dos usuários:
“A análise do código realizada por nossa equipe mostrou que o código fornecido envia seus dados de chave privada para os servidores do Ethereum Classic Vision, mascarando-o como um token de API.”
Como a Cointelegraph informou recentemente, um ator maltês e dois apresentadores de um programa de TV local notificaram a polícia depois que uma notícia falsa indicou que eles estão envolvidos em um esquema de investimento Bitcoin chamado Bitcoin Revolution.
Além disso, no mesmo dia, saíram notícias de que a conta do Twitter de uma organização sem fins lucrativos belga foi evidentemente hackeada e transformada em uma falsa conta de afiliado da Coinbase, uma exchange cripto dos EUA.