Turquia adota Bitcoin para fugir da inflação
A taxa de inflação da Turquia atingiu seu nível mais alto em 24 anos, com a taxa de inflação anual agora em 78,62%. O Instituto de Estatística da Turquia publicou o número, com o aumento mensal de 4,95%.
Existem várias razões pelas quais a taxa de inflação subiu para um número tão exorbitante, incluindo o aumento do custo da energia e o enfraquecimento da lira turca. Outros países também enfrentaram picos de inflação semelhantes, pois o Banco Central Europeu definiu o aumento da taxa de juros pela primeira vez em 11 anos.
Turcos recorrem ao BTC como proteção a inflação
Embora a lira esteja enfraquecendo, a quantidade de volume de BTC em LocalBitcoins na região vem crescendo consideravelmente. Os volumes de negociação peer-to-peer do BTC no primeiro trimestre e no segundo trimestre de 2022 tiveram aumentos maciços em comparação com o quarto trimestre de 2021.
No primeiro trimestre de 2022, o volume de negociação da LocalBitcoins aumentou 51% em relação ao quarto trimestre de 2021, enquanto o volume de negociação do segundo trimestre de 2022 aumentou 40%. Estes são aumentos substanciais que indicam que o público está recorrendo à criptomoeda para proteger suas posições financeiras.
Em meio a toda essa turbulência econômica, o governo turco está adotando várias medidas. Mas ainda assim, todos os dados demográficos estão se voltando para criptomoedas, e nem idade nem gênero afetam a decisão de investir em criptomoedas.
Governo da Turquia recorre à poupança de ouro
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, manifestou sua aversão ao aumento das taxas de juros, definindo o aumento das taxas de mãe de todos os males. Isso levou ao declínio da lira turca, e o país pode ter que tomar medidas drásticas para lidar com o problema.
Para combater a inflação, o governo revelou um esquema que trará poupanças de ouro mantidas em casa para o sistema bancário. A conta de depósito de conversão de ouro oferecerá rendimentos sem risco, diz o governo. Estima-se que haja aproximadamente US$ 250 a US$ 350 bilhões em ouro nas residências.
A Turquia proibiu os pagamentos com criptomoedas em 2021, mas isso parece não ter impedido os cidadãos de investir em cripto apenas como uma classe de ativos. Se a luta continuar, será mais provável que os investimentos em cripto cresçam. Os indivíduos muitas vezes se voltaram para a criptomoeda como proteção contra a inflação, embora esse argumento pareça estar perdendo força.
O artigo Turquia adota Bitcoin para fugir da inflação foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.