Trader compartilha padrão para negociar criptomoedas mesmo após perder o início da alta
Identificar uma faixa de preço e manter expectativas realistas quanto aos lucros são fundamentais para utilizar a estratégia compartilhada por Inmortal
A segunda-feira (30) trouxe correções para o mercado de criptomoedas. Mesmo assim, os preços ainda estão muito acima dos níveis registrados no fim de dezembro do ano passado. Nesse cenário, é normal que investidores que não pegaram a alta nos preços desde o início fiquem hesitantes sobre realizar aportes agora.
O trader que se identifica no Twitter como Inmortal, em uma série de publicações, deu dicas sobre como investir em momentos como o atual, quando já houve uma alta significativa nos preços.
Testadas na última alta
Inmortal conta que as dicas compartilhadas foram usadas por ele para negociar criptomoedas entre 2019 e 2021. Ele diz que, quando há um movimento expressivo de alta, investidores geralmente pensam duas coisas: operar vendido acreditando na formação de um topo ou ficar de fora, pois a oportunidade já foi perdida.
“Tentar operar vendido em todas as altas não é uma estratégia muito lucrativa em uma tendência de alta, operar comprando após uma alta também não está correto. Isso nos deixa com uma terceira opção: esperar a criação de uma faixa”, diz Inmortal.
Nesse caso, o trader explica que é importante identificar máximas e mínimas recorrentes, tentando traçar uma faixa. Além disso, é importante “resistir à tentação” quando o preço romper o teto da zona criada. O objetivo é esperar o preço se aproximar da linha mais baixa antes de tomar qualquer atitude.
Imagem: faixa de preço com máximas e mínimas mais frequentes/Inmortal
Quando o preço se aproximar da faixa mais baixa da área traçada, Inmortal reconhece que há a possibilidade de rompimento para baixo. Nesse caso, ele não recomenda aportes. O ideal, segundo ele, é esperar que o preço se recupere e fique novamente acima da base do intervalo de preço. “Isso reduz os ganhos mas, na maior parte do tempo, vale a pena.
Garantindo os lucros
Antes de entrar em uma posição, é recomendado que o ponto de saída da operação esteja claro. Isso inclui saber a hora de realizar os lucros. Inmortal lista, então, três opções para isso. A primeira envolve liquidar a posição no ponto mais próximo de liquidez, ou seja, a área do gráfico onde o ativo já demonstrou que possui força para ir. A segunda opção listada pelo trader é vender próximo da linha mais alta da faixa.
Uma terceira opção, mais arriscada, envolve identificar se a faixa de preço traçada é uma faixa de acumulação. Em caso positivo, é possível estipular um alvo acima da linha mais alta da faixa.
“Sempre seja realista na hora de realizar lucros, não minta para si mesmo. Se você vai negociar somente na primeira recuperação, não espere lucros acima de 20%. Agora, se você acredita que a faixa identificada é uma zona de acumulação, não realize lucros após 15 minutos. Seja consistente, ou isso não acabará bem para você”, salienta o trader.
Além disso, embora a estratégia pareça relativamente simples, Inmortal não aconselha que investidores novatos no mercado cripto executem esse padrão de negociação. É ideal que o contexto dos gráficos seja identificado pelo trader. “Esse modelo é efetivo e simples, mas não é à prova de falhas, e será totalmente inútil nas situações erradas. Contexto é a chave”, conclui Inmortal.
Leia mais: