Trader dá dicas de como ‘surfar’ na valorização das altcoins

Setores do mercado cripto são compostos por tokens líderes e aqueles que acompanham seus movimentos, e o segredo é acompanhar as narrativas, diz Altcoin Sherpa

A primeira semana de 2023 foi um sopro de ar fresco nos preços das criptomoedas, com altcoins exibindo ganhos de dois dígitos no acumulado semanal. Não se sabe, porém, até onde vai essa alta.

O trader que se identifica como Altcoin Sherpa publicou dicas em seu Twitter para traders que desejam aproveitar o momento positivo. Ele compartilha dicas de como acompanhar as narrativas que mais estão captando liquidez.

Seguindo a liquidez

“A liquidez salta de uma narrativa para a próxima”, diz Altcoin Sherpa ao falar sobre a importância de identificar narrativas. Primeiro, é necessário encontrar um ponto de estabilidade do Bitcoin, com pouca volatilidade. 

Então, é necessário dividir o mercado em setores e encontrar um “líder”. Abordando o mercado de altcoins de forma mais ampla, Altcoin Sherpa aponta o Ethereum (ETH) como líder, devido à sua expressiva valorização de 10,2% em sete dias. Ele completa dizendo que tokens relacionados ao líder do bando costumam valorizar. “Os tokens LDO, OP, ETC e alguns outros relacionados ao Ethereum foram muito, muito bem.”

Além disso, o líder do segmento costuma sugar toda a liquidez. Por isso, projetos que não estão diretamente relacionados ao criptoativo tendem a ficar estagnados. Nesse cenário, o trader avalia que existem diferentes formas de lidar com a valorização de um ativo digital líder de um setor. 

“Se você é um trader experiente e que negocia valores altos, você provavelmente deve negociar apenas sobre a volatilidade do token líder. Compre nas quedas e venda assim que subir.”

Outro método apontado por Altcoin Sherpa é identificar as altcoins relacionadas que “ficaram para trás”. Ele menciona a relação entre o Ethereum Classic (ETC) e o Ethereum. “ETH está disparando com a narrativa do ETH 2.0 e o ETC subiu apenas 1%? Você pode comprar hoje e vender no dia seguinte sem problemas.” O lado negativo dessa estratégia é que, geralmente, os tokens que ficaram para trás não acompanham o líder do setor.

Mencionando outro exemplo, desta vez baseado em um caso real, o trader aponta como o token LDO avançou após a ETH começar a valorizar.

Imagem: movimentação do token LDO/Altcoin Sherpa

Altcoin Sherpa também lista como exemplos de outras relações os pares SHIB/DOGE e SAND/MANA, mas não se limitam a estes. “Comecem a pesquisar essas relações, porque entender elas e os fundamentos representam 50% do jogo atualmente, na minha opinião.”

Hora de sair

Assim como os tokens podem demorar a seguir a valorização do principal criptoativo de um setor, o mesmo acontece na queda. Altcoin Sherpa dá dicas, então, de como identificar o momento de interromper a estratégia.

“Isso é muito mais fácil de observar olhando para trás, mas vocês devem ter atenção em relação a máximas mais baixas, aumento no volume de venda e mínimas, que agiam como suporte, sendo perdidas.”

Com a queda do principal ativo de um setor, os ativos digitais relacionados também iniciarão suas quedas. Os investidores que estão seguindo a estratégia de investir nos retardatários devem sair quando identificarem esses aspectos. “Depois, encontre a próxima narrativa e suba nela”, conclui o trader.

Leia mais:

Você pode gostar...