Cofundador do Tornado Cash se declara inocente de todas as acusações, aponta reportagem
Roman Storm, que enfrenta acusações relacionadas ao Tornado Cash supostamente facilitando a lavagem de dinheiro, foi libertado sob fiança após sua prisão pelas autoridades dos EUA em agosto.
Roman Storm, co-fundador do polêmico serviço de mistura de criptomoedas Tornado Cash, que foi preso em agosto, alegadamente se declarou inocente de todas as acusações relacionadas a lavagem de dinheiro e violações de sanções dos Estados Unidos.
De acordo com uma thread no X (anteriormente Twitter) do Inner City Press em 6 de setembro, Storm teria se declarado inocente perante um juiz no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York. Ele, juntamente com o suposto co-conspirador Roman Semenov, enfrenta acusações de conspiração para cometer lavagem de dinheiro, conspiração para cometer violações de sanções e conspiração para operar um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado.
As acusações giram em torno da alegação de que o Tornado Cash facilitou os esforços do grupo norte-coreano Lazarus para contornar as sanções dos EUA, permitindo que o regime do país financiasse seu programa nuclear. Storm foi liberado sob fiança de US$ 2 milhões logo após sua prisão e tem restrições significativas de viagem fora de certas regiões de Nova York, Nova Jersey, Washington e Califórnia.
Em agosto de 2022, autoridades nos Países Baixos prenderam Alexey Pertsev, co-fundador do Tornado Cash, por acusações semelhantes relacionadas à lavagem de dinheiro com o grupo Lazarus. Ele foi liberado da prisão em abril de 2023 para aguardar o início de seu julgamento em casa, sob monitoramento eletrônico. No momento da publicação, Semenov continuava foragido.
Desculpe, fiquei ‘afk’ por um tempo, o que eu perdi?
– Alexey Pertsev (@alex_pertsev) 28 de abril de 2023
O Departamento do Tesouro dos EUA, Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, adicionou o Tornado Cash à sua lista de Entidades Especialmente Designadas – entidades sancionadas – em agosto de 2022, o que gerou críticas de muitos no espaço cripto e fora dele, alegando que o movimento era um excesso de autoridade do departamento governamental. Em setembro de 2022, várias pessoas entraram com uma ação contra a medida com o apoio financeiro da exchange de criptomoedas Coinbase, mas um juiz decidiu a favor do Departamento do Tesouro dos EUA em uma decisão de agosto.
Para muitos no mundo das criptomoedas, as alegações contra os co-fundadores do Tornado Cash estão longe de serem questões simples. O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, admitiu publicamente usar o serviço de mistura para enviar fundos para pessoas afetadas pela invasão russa da Ucrânia, que está em curso desde fevereiro de 2022.
VEJA MAIS: