Cofundador do Tornado Cash é libertado sob fiança, diz advogado

O advogado de Roman Storm, Brian Klein, disse que o desenvolvedor foi libertado sob fiança em 24 de agosto, um dia depois que o Departamento de Justiça dos EUA o acusou de crimes relacionados à lavagem de dinheiro e outras supostas violações.

Roman Storm, cofundador do serviço de mixer de criptomoedas Tornado Cash, que foi preso por lavagem de dinheiro e outras acusações em 23 de agosto, foi liberado sob fiança logo após ser detido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), disse seu advogado.

O advogado de Storm, Brian Klein, foi ao X (antigo Twitter) em 24 de agosto para anunciar que Storm havia sido libertado sob fiança.

Klein observou que ainda está “muito desapontado” com o fato de os promotores terem acusado o desenvolvedor só porque ele ajudou a desenvolver um software. Ele acrescentou:

“Essa nova teoria jurídica tem implicações perigosas para todos os desenvolvedores de software.”

A fiança foi paga no dia seguinte à prisão de Storm pelo Departamento de Justiça, e da divulgação das acusações contra os fundadores do Tornado Cash, Storm e Roman Semenov, em 23 de agosto.

O Departamento de Justiça acusou os desenvolvedores de operar os serviços do Tornado Cash e de supostamente terem lavado mais de US$ 1 bilhão em “receitas oriundas de atividades criminosas.” Outras acusações estão relacionadas a “conspiração para cometer violações de sanções” e “conspiração para operar um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado.”

O advogado de Storm não respondeu imediatamente ao pedido de comentários sobre o caso do Cointelegraph.

Tornado Cash lawsuit judge sides with US Treasury in motions for summary judgement

As notícias recentes foram divulgadas cerca de um ano depois que o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou os endereços relacionados ao Tornado Cash à lista de Cidadãos Especialmente Designados do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). Posteriormente, autoridades da Holanda prenderam outro desenvolvedor da Tornado Cash, Alexey Pertsev. O desenvolvedor foi libertado da prisão em abril de 2023, depois de passar quase nove meses detido.

No entanto, Pertsev e Storm não são os únicos desenvolvedores processados no caso do Tornado Cash. Outro cofundador do mixer de criptomoedas, Roman Semenov, também foi adicionado à lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas do OFAC em 23 de agosto. O desenvolvedor ainda não foi preso.

LEIA MAIS

Você pode gostar...