Os 10 principais livros recomendados por líderes no setor de Bitcoin e criptomoedas
A Cointelegraph perguntou aos líderes do setor de criptomoedas sobre seus livros favoritos e compilou os 10 indicações para ler em 2020
No final de 2019, a Cointelegraph coletou uma seleção interessante e às vezes inesperada de livros de pessoas sem as quais o mundo da criptomoeda e da blockchain seria completamente diferente.
Tyler e Cameron Winklevoss, Changpeng Zhao, John McAfee, Grigory Klumov e a equipe Cointelegraph compartilharam os livros mais interessantes que leram em 2019. Essas recomendações são para aqueles que querem mergulhar na indústria de criptomoedas. Eles também visam ajudar os leitores a entender as idéias que influenciaram a visão de mundo desses líderes do setor.
Aqui estão os 10 principais livros que as melhores mentes de criptomoedas do nosso tempo recomendam a leitura.
“O homem que resolveu o mercado: como Jim Simons lançou a revolução quantitativa”, de Gregory Zuckerman
“Eu estive em fundos de hedge por mais de uma década e li todos os livros que pude encontrar sobre eles, pois era uma indústria bastante secreta que protege seus segredos para ganhar dinheiro. Portanto, há um histórico excelente no espaço que todo mundo sabe sobre fatos sábios, mas muito pouco sobre o molho secreto real por trás dele. Foi exatamente por isso que gostei do livro ‘O homem que resolveu o mercado: como Jim Simons lançou a Revolução Quantitativa’. A parte da história ainda é forte e eu ficaria feliz em aconselhá-la a qualquer um que siga os mercados, especialmente os comerciantes de algo. ”
– Gregory Klumov, fundador e CEO da Stasis
“A origem das espécies”, de Charles Darwin
“Origem das espécies” de Charles Darwin é o trabalho mais detalhado de todos os tempos sobre a mecânica da competição, sobrevivência, adaptação às mudanças de ambiente e crescimento – os fundamentos do mundo dos negócios. As empresas são compostas de coleções organizadas de membros individuais da espécie humana. As empresas, portanto, agem de maneiras idênticas ao caráter do animal humano. Eles seguem os mesmos princípios. As empresas começam, crescem, florescem ou desaparecem. Eles seguem as leis da evolução exatamente como as espécies. Se você está no negócio e não leu ‘Origem’ de capa a capa várias vezes, então você é um tolo. ”
– John McAfee, empresário de criptomoedas e fundador da empresa de segurança de computadores McAfee
“Bilionários de Bitcoin: uma verdadeira história de gênio, traição e redenção” de Ben Mezrich
“Os bilionários do Bitcoin são claramente o nosso livro favorito de 2019! Ben Mezrich capta com maestria os dias do Oeste Selvagem do Bitcoin e as personalidades que eram ‘loucas’ o suficiente para acreditar, investir e construir a revolução de criptomoedas na última década. É rápido- passeado, colorido e destila a complexidade subjacente à criptoativos de uma maneira acessível que fornece ao leitor uma compreensão fundamental dessa nova tecnologia que está reinventando o mundo “.
– Tyler e Cameron Winklevoss, co-fundadores de Gêmeos
Leia a resenha do livro pelo Cointelegraph aqui
“A Catedral e o Bazar: Reflexões sobre Linux e Código Aberto por um Revolucionário Acidental” de Eric S. Raymond
O trabalho de Eric Raymond sobre métodos de desenvolvimento de software é baseado em uma análise do processo de desenvolvimento principal do Linux e em sua experiência pessoal no gerenciamento do projeto Fetchmail de código aberto. Este ensaio é frequentemente apresentado como um manifesto do movimento de código aberto.
A Catedral e o Bazar expandiram nosso vocabulário com nova terminologia. Também previu o fim do modelo em cascata de desenvolvimento de software e o declínio da era das grandes empresas de software, graças ao movimento popular por software livre. A tese central do ensaio é a afirmação de Raymond de que “dado olhos suficientes, todos os erros aparecem”. Ele a chama de “Lei de Linus”. – sugerida por Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da Bitfinex.
“Blitzscaling: o caminho extremamente rápido para a construção de empresas altamente valiosas” de Reid Hoffman
Changpeng Zhao, conhecido como CZ, tornou-se um líder na comunidade de criptomoedas da China quando fundou a Binance uma exchange de criptomoedas em 2017.H
oje, nenhum evento de criptoativos importante pode prescindir da presença energética de CZ. Recentemente, em seu blog no site oficial da Binance, ele compilou uma lista de livros que recomendava ler durante o feriado. Um deles é o Blitzscaling de Reid Hoffman.
CZ disse que este livro conta em detalhes como organizações de tamanhos diferentes funcionam, bem como algumas consequências quando as equipes crescem em tamanhos diferentes. Segundo CZ, isso foi muito útil para a Binance quando a empresa planejou seu crescimento como organização. Além disso, o livro fala sobre tópicos recentes, incluindo criptomoedas.
“A vantagem”, de Patrick Lencioni
Aqui está outro livro recomendado por Changpeng Zhao. O autor, Patrick Lencioni, descreve como a cultura organizacional contribui para o sucesso a longo prazo de um negócio e explica como alterar os estereótipos que se desenvolveram nessa área. Esse processo requer esforços consideráveis dos proprietários da empresa, mas, como resultado, aqueles que monitoram a “saúde corporativa” se tornam líderes, porque uma vantagem única não pode ser copiada.
O livro é baseado nos muitos anos de experiência pessoal de Lencioni, que é um dos principais pensadores no campo dos negócios. Ele descreve em detalhes as ferramentas necessárias para um trabalho sério e interessante.
Recomendações do Cointelegraph
“A era da criptomoeda”, de Paul Vigna e Michael Casey
Os comentaristas do Wall Street Journal, Paul Vigna e Michael Casey, escrevem sobre os medos e rumores em torno do Bitcoin como um meio de cálculo e incentivam os leitores a se prepararem para uma nova realidade econômica que virá.
Em seu livro, eles contam a história do Bitcoin e analisam o papel das criptomoedas no mundo moderno: como elas vieram e de onde vieram, quais funções executam e o que você precisa saber para estar pronto para um novo mundo baseado em economia cibernética.
Ao eliminar a necessidade de um intermediário, a tecnologia de criptomoeda suporta uma infraestrutura na qual estranhos podem realizar negócios entre si. Isso é conseguido transferindo a função mais importante de manter registros contábeis de instituições financeiras centralizadas para uma rede de instituições autônomas.
“Crescimento: de microorganismos a megacidades” de Vaclav Smil
Bill Gates, um famoso empresário, figura pública, filantropo e ex-acionista da Microsoft, tradicionalmente compartilha uma lista dos melhores livros para ler todos os anos, a fim de começar o próximo ano com o pé direito.
Vaclav Smil é um dos autores favoritos de Gates. No livro, o autor explora o crescimento na natureza e na sociedade e discute como podemos salvar o planeta. Gates também alertou que algumas seções do livro se assemelham a um manual de engenharia.
No livro, o crescimento é apresentado como o objetivo de esterilizar seres humanos e todos os organismos vivos. O livro discute os problemas de acompanhar o crescimento de impérios e civilizações, explicando que podemos descrever o crescimento de organismos nos períodos individual e evolutivo, mas o progresso das sociedades e economias, que não é tão linear, inclui declínio e renovação.
“A arte da guerra”, de Sun Tzu
Apesar do livro ter mais de 2.500 anos, hoje continua sendo o livro de referência de muitos empreendedores de sucesso. As leis e estratégias descritas pelo proeminente comandante chinês Sun Tzu são famosamente aplicáveis nas modernas condições comerciais. A tese principal do livro é saber como vencer antes do início da batalha, contando todos os movimentos, conhecer a si mesmo e o inimigo, escolher a hora certa e usar toda a gama de ferramentas e armas disponíveis.
O principal é ser capaz de cumprir as realidades modernas, conhecer as principais posições gerenciais, não ter medo de riscos e aplicar leis estratégicas eficazes na prática. Este é um bom livro sobre estratégia de gerenciamento, refletindo as habilidades e pensamentos do comandante chinês.
“Super bombeado: a batalha pelo Uber”, de Mike Isaac
Um dos maiores livros de negócios deste ano vem de Mike Isaac, jornalista do New York Times que escreve extensivamente sobre tecnologia. Este é um livro fascinante que descreve mais do que apenas eventos recentes. O livro descreve quase toda a história da Uber, bem como a história de projetos anteriores de Travis Kalanick, nos quais ele ganhou uma hostilidade constante com os capitalistas de risco, que mais tarde se expressaram em relação a ele na Uber. O livro descreve detalhes do negócio e a luta com os reguladores.
Recentemente, ele veio a luz que Showtime está planejando lançar uma série de TV na história de sucesso da empresa, com base neste livro, e Mike Isaac irá participar diretamente na sua criação.