Pesquisadores afirmam que experimento com Bitcoin gerou retornos quase 300% maiores do que com estratégia HODL

Os pesquisadores testaram a “hipótese do mercado eficiente” contra o Bitcoin e, segundo o estudo, conseguiram desenvolver um “modelo ideal.”

Uma equipe de pesquisadores acadêmicos da Universidade Helênica Internacional e da Universidade Democritus da Trácia, na Grécia, publicou recentemente um artigo apoiando a “hipótese de mercado eficiente” (EMH) para investimento em Bitcoin (BTC).

EMH é uma teoria controversa que os pesquisadores afirmam ter contribuído para o desenvolvimento de modelos capazes de superar a estratégia hodl em quase 300% em carteiras de criptomoedas simuladas.

De acordo com o artigo de pesquisa:

“Conseguimos gerar modelos cujas previsões dão aos investidores a capacidade de realizar lucros superiores aos que teriam se seguissem a conhecida estratégia de comprar e manter Bitcoin.”

No cerne da EMH está a ideia de que o preço de um ativo reflete o seu valor justo de mercado e todas as informações de mercado aplicáveis. Se verdadeiro, seria impossível superar o mercado tentando cronometrar ou prever quais seriam as ações mais lucrativas intuitivamente.

Normalmente, os proponentes da EMH sugerem que, em vez de tentarem vencer o mercado com escolhas oportunas de ações subvalorizadas, os investidores devem alocar fundos em carteiras passivas de baixo custo.

Entretanto, os oponentes da EMH tendem a rejeitar esta linha de raciocínio, salientando que alguns investidores, como Warren Buffet, tiveram sucesso tentando superar o mercado.

De acordo com a equipe de pesquisadores, cuja pesquisa no artigo mencionado foi limitada a observações sobre o mercado de Bitcoin, o EMH pode ser aplicado à negociação de criptomoedas como um substituto para a estratégia de “comprar e manter”, também conhecida como hodling, para evitar a volatilidade do mercado. .

Para testar a tese, os pesquisadores desenvolveram quatro modelos distintos de inteligência artificial treinados com vários conjuntos de dados. Após o treinamento e alguns testes, eles selecionaram modelos otimizados tanto para estratégias de “vencer o mercado” quanto de hodl.

De acordo com a equipe, o modelo ideal superou os retornos básicos de estratégias de hodl em até 297%. Isto dá alguma credibilidade à ideia de que o EMH pode ser uma ferramenta útil para traders de Bitcoin e criptomoedas. No entanto, vale ressaltar que os autores conduziram suas pesquisas utilizando dados históricos e simulação de gestão de portfólio.

Os resultados deste estudo, embora empíricos, pouco podem fazer para mudar a opinião daqueles que têm uma opinião forte contra a eficácia da EMH.

LEIA MAIS

Você pode gostar...