Minúscula arte vendida no micro leilão de cripto para menor lance de 1 Millisatoshi
Artista cripto “cryptograffiti” vendeu uma pequena obra de arte em um “micro leilão” em uma tentativa de promover micropagamentos Lightning Network (LN).
A cryptograffiti, artista de cripto, vendeu uma minúscula obra de arte em um “micro leilão” em uma tentativa de promover os micropagamentos do Bitcoin (BTC) Lightning Network (LN), de acordo com um post do Reddit publicado em 20 de dezembro.
A obra – que mede apenas 1,44 x 1,75 ”e retrata um cisne negro reunido a partir de detalhes da nota de dólar dos Estados Unidos – foi vendida, contraintuitivamente, para o menor lance, no valor de 1 millisatoshi (US $ 0,000000037). Um “satoshi” é o termo usado para batizar cem milionésimos de um Bitcoin – em homenagem ao misterioso inventor da criptomoeda, Satoshi Nakamoto.
O perfil da Cryptograffiti no site Blockchain Art Collective descreve que o seu trabalho é “dedicado a espalhar o movimento cripto/blockchain” e, em particular, a explorar como a cripto pode “beneficiar os artistas através de canais de receita alternativos”.
Este último trabalho destina-se a promover o uso de micropagamentos da Lightning Network, com a visão de que seu futuro uso “onipresente” pode criar “reforço monetário positivo” para as interações cotidianas, como “dar gorjeta a alguém que deixa você entrar no trânsito”. Segundo cryptograffiti, os micropagamentos de cripto podem possibilitar uma economia diferente na indústria criativa, com “artistas pagos pela visão… escritores do poema… músicos pela escuta”.
Em uma reviravolta irônica, o artista pintou sua minúscula obra de arte usando tinta de um fiat e uma caneta detectora falsificada; a criação da obra de arte pode ser observada em um vídeo aqui.
Captura de tela do vídeo da criação da obra de cripto, “Black Swan”. Fonte: “A obra de arte mais barata do mundo?”
Conforme relatado, o BTC Lightning Network é uma solução de segunda camada para o problema de escalabilidade do Bitcoin, que funciona abrindo canais de pagamento entre usuários que mantêm a maioria das transações fora da cadeia, voltando ao blockchain subjacente apenas para registrar os resultados líquidos.
O uso de micropagamentos gerais habilitados pelo LN tem sido discutido como um modelo de negócio alternativo viável em vários setores – incluindo a distribuição de conteúdo na indústria do entretenimento, ou permitindo o uso do Bitcoin para pequenas compras diárias, como café, removendo o ônus das altas taxas de transação.