TIM deixa WhatsApp para trás e lança serviço de transferência instantânea de dinheiro pelo telefone
Usuários podem enviar e receber valores apenas com o número do celular, graças a parceria com banco digital C6 Bank
A TIM anunciou um novo serviço de transferência de dinheiro no Brasil, que funcionará através do celular, segundo o Valor Investe. Em parceria com o banco digital C6 Bank, a operadora permitirá o envio e recebimento de valores de forma praticamente instantânea, deixando um projeto similar do WhatsApp para trás.
Assim, o C6 Kick TIM garantirá a transferência de dinheiro entre os usuários, sem necessitar de meios conhecidos do sistema bancário, como o TED e o DOC, por exemplo No entanto, para utilizar o serviço desenvolvido pela operadora o usuário deverá ser cliente da TIM, além de possuir uma conta no banco digital C6 Bank.
Por outro lado, em junho de 2020 o WhatsApp tentou lançar no Brasil um sistema de envio de dinheiro semelhante ao projeto da operadora, que funcionava através do aplicativo de conversação. Além de transferências, a tecnologia permitia até o pagamento de boletos, mas foi suspensa a pedido do Banco Central do Brasil.
Desse modo, enquanto o projeto do aplicativo de conversação não foi lançado novamente, a TIM sai na frente e inaugura uma forma de enviar dinheiro apenas com o número do telefone.
TIM envia dinheiro
Os clientes da operadora de telefonia móvel possuem uma funcionalidade que permite receber dinheiro através do smartphone. Em uma parceria com o C6 Bank, a empresa lançou o C6 Kick TIM nesta terça-feira (15).
O sistema permite a transferência de valores de forma facilitada, com transações sendo concluídas de forma rápida. Além disso, basta apenas o número do telefone do usuário para enviar o dinheiro.
Em entrevista ao Valor Investe, o diretor de estratégia e transformação da TIM Brasil fala sobre inovações tecnológicas no sistema financeiro, como o PIX. Para Renato Ciuchini, os serviços bancários devem sofrer grandes transformações através da consolidação do espaço digital para o envio e recebimento de valores.
“Acreditamos que os serviços bancários e as novas formas de pagamento, como o PIX, são a próxima fronteira na transformação das relações entre empresas e consumidores.”
Operadora de telefonia móvel fez paceria com C6 Bank (Reprodução/TIM)
WhatsApp para trás
Em junho de 2020 o Facebook anunciou o WhatsApp Pay no Brasil, um sistema de transferência de dinheiro que funcionaria através do aplicativo de conversação. O país foi escolhido pela plataforma para inaugurar o serviço financeiro, que foi interrompido logo após o lançamento.
Assim, os usuários poderiam enviar dinheiro e pagar contas e boletos pelo WhatsApp, sem custo algum pelas operações para pessoas físicas. Mas, o Banco Central do Brasil e o Cade decidiram suspender temporariamente o serviço conhecido como WhatsApp Pay.
Conforme noticiou o Cointelegraph, uma reunião foi marcada com o Banco Central em busca de resolver a suspensão do serviço financeiro do Facebook. Contudo, até então a funcionalidade da rede social ainda não está disponível no Brasil.
Enquanto isso, o sistema da TIM e do C6 Bank já pode ser utilizado por usuários no país. A operadora de telefonia móvel e o banco digital saíram na frente e apresentaram um sistema que permite enviar e receber dinheiro pelo telefone.
O representante do C6 Bank, Tiago Galli diz que a parceria entre o banco digital e a TIM foi a responsável pelo sistema de envio de dinheiro instantâneo através do smartphone.
“A parceria integrada entre C6 Bank e TIM permitiu a sinergia entre produtos e serviços financeiros e de telecom.”
Leia Mais:
- Cade quer saber ‘quem vai pagar a conta’ em serviço de pagamentos pelo WhatsApp
- WhatsApp tenta reverter proibição e marca reunião às pressas com o Banco Central do Brasil
- WhatsApp muda no Brasil e agora permite enviar e receber dinheiro pelo aplicativo
- Bitcoin se mantém acima de US$ 7 mil enquanto ‘medo extremo’ colide com previsão parabólic
- Overstock planeja expansão global para a plataforma Agritech baseada em blockchain para Brasil e América do Sul
- ‘Embaixador do Turismo’ do Brasil, Ronaldinho Gaúcho é acusado de promover pirâmide cripto
- Cointelegraph faz parceria com a Oxygen7 para arrecadar fundos para os esforços de assistência na Austrália