Agora vai? ARK Invest e 21Shares apresentam novo pedido de ETF de Bitcoin à SEC dos EUA

A ARK de Cathie Wood e a empresa de investimentos em criptomoedas 21Shares estão tentando pela terceira vez obter a aprovação para lançar um ETF de Bitcoin à vista nos EUA.

A ARK Invest de Cathie Wood e a empresa europeia de investimento em criptomoedas 21Shares aparentemente não se perturbaram com o ambiente regulatório incerto para as criptomoedas nos Estados Unidos e novamente solicitaram a aprovação para um produto financeiro baseado no preço do Bitcoin (BTC) no mercado à vista.

Em 25 de abril, as duas empresas solicitaram que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovasse a criação de um fundo de índice negociado em bolsa (ETF) atrelado ao preço do Bitcoin no mercado à vista, apesar de o mesmo pedido ter sido rejeitado duas vezes anteriormente.

As duas empresas se inscreveram pela primeira vez para criar um ETF de Bitcoin à vista em 28 de junho de 2021. O pedido foi rejeitado pela SEC em abril de 2022. O regulador disse que o produto não atendia aos requisitos de listagem de produtos financeiros de acordo com suas regras bem como nã atendia aos requisitos da Lei das Exchanges.

A empresas apresentaram outro pedido pela segunda vez em maio de 2022. O pedido foi rejeitado novamente pela SEC em 26 de janeiro deste ano.

Um ETF permite que os investidores se exponham a um determinado produto financeiro sem realmente deter o ativo subjacente. Um ETF de Bitcoin à vista permite que os investidores obtenham exposição indireta à criptomoeda através de cotas que rastreiam o preço do BTC em tempo real sem realmente deter Bitcoins.

Embora a SEC tenha aprovado uma série de ETFs de Futuros de Bitcoin – que expõem os compradores ao potencial valor futuro do BTC – até agora rejeitou todos os pedidos de ETFs de Bitcoin à vista, alegando dificuldades para “proteger os investidores e o interesse público” contra fraudes e manipulação.

De acordo com analistas da Bloomberg, parece provável que um ETF de Bitcoin à vista possa se tornar realidade nos EUA em meados deste ano.

Nova nota sobre por que achamos que os ETFs de bitcoin à vista serão aprovados no início do verão de 2023. A SEC está propondo expandir a definição de “exchange”, o que colocaria as plataformas de negociação de criptomoedas sob o regulamento da SEC. Depois disso (o que pode levar um ano), os ETFs devem obter sinal verde via @JSeyff

O conglomerado de criptomoedas Digital Currency Group (DCG) está atualmente tentando converter o Grayscale Bitcoin Investment Trust (GBTC) em um ETF de Bitcoin à vista e entrou com um processo contra SEC por rejeição à sua proposta.

O diretor jurídico da Grayscale, Craig Salm, disse em uma postagem no Twitter em 12 de janeiro: “O caso está avançando rapidamente. Embora o timing seja incerto, as defesas orais podem ocorrer no segundo trimestre [de 2023].”

LEIA MAIS

Você pode gostar...