Fundação Ethereum cria equipe de segurança dedicada para a ETH 2.0
A Ethereum Foundation procura contratar uma equipe de segurança dedicada para dissecar todos os aspectos da Ethereum 2.0.
A Ethereum Foundation criará uma equipe de segurança dedicada para a Ethereum 2.0, que visa estudar possíveis problemas de segurança cibernética e cripto-econômica na próxima geração da rede Ethereum.
Justin Drake, pesquisador da fundação, anunciou o início do processo de recrutamento em seu feed do Twitter.
A fundação procura contratar uma variedade de profissionais de segurança e auditoria, tanto para o software quanto para o modelo geral da próxima atualização.
Entre as tarefas da equipe em potencial, estão “fuzzing, bounty hunting, pager duty”, que se relaciona diretamente ao gerenciamento de segurança de software.
Fuzzing é uma técnica de busca de erros que envolve a alimentação de dados para o software, a fim de disparar uma resposta não padrão. Muitos dos erros encontrados hoje na Web são causados por limpeza inadequada das entradas, onde tipos especiais de entradas podem ser interpretadas como código de máquina ou simplesmente produzir um comportamento indesejado. A difusão ajuda a encontrar esses pontos críticos e a atualizar o código para evitar erros potencialmente catastróficos.
A equipe de segurança também estará realizando um trabalho mais teórico sobre a verificação formal de algoritmos criptográficos. Esse processo procurará provar matematicamente que um determinado algoritmo é seguro. Especialistas em modelagem econômica também são procurados pela fundação.
Aumentando a segurança
Com os estágios finais de preparação para a Fase 0 da Ethereum 2.0 em andamento, agora está sendo enfatizada a segurança da rede.
Recentemente, a fundação lançou “redes de ataque” especializadas para os caçadores de recompensas. Ao encontrar problemas antes do lançamento da rede principal, os desenvolvedores procuram garantir uma transição suave.
Essa abordagem provou ser bem-sucedida, com várias explorações confirmadas sendo corrigidas. Uma rede de ataques com vários clientes foi lançada hoje após o sucesso do programa.
A rede de testes Ethereum Medalla, a primeira a ser totalmente mantida pela comunidade, deve ser lançada na terça-feira, 4 de agosto, depois de bloquear o número necessário de validadores antes do prazo.
O lançamento da Mainnet ocorrerá em uma data não especificada, quando os desenvolvedores se sentirem confiantes com a estabilidade da rede.
Drake antecipou anteriormente que isso só poderá acontecer em 2021, embora alguns, como o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, estejam mais otimistas para um lançamento este ano.
Leia mais:
- ‘Cardano ficou gigante diante da Tezos depois de hard fork Shelley’, diz auditoria de segurança
- No mês em que completa 5 anos, Ether cresceu 50%: o que explica o rali?
- Cinco anos depois, ecossistema de DApps da Ethereum é exatamente como previsto
- Só o fato de o Bitcoin existir já impacta positivamente a política monetária, diz pesquisa
- Usuário da rede Ethereum paga mais de 2.000 ETH em taxa de transferência que pode ser a maior da história
- O congresso dos EUA está dividido sobre os criptos: desde ‘regulação é um cobertor molhado’ até ‘cripto é inútil’
- Playboy processa empresa canadense de blockchain por fraude e quebra de contrato