Hurst Capital anuncia tokenização de telas do pintor Alfredo Volpi

Detentores dos criptoativos serão ‘donos digitais’ das pinturas e podem lucrar até 24% por ano sobre os investimentos.

A plataforma de ativos alternativos Hurst Capital anunciou esta semana a tokenização de telas do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988). De acordo com informações do Valor, os tokens, que conferem a seus detentores uma fração da propriedade digital da respectiva obra adquirida em forma de criptoativos, serão lançados na próxima terça-feira (7) e terão aporte mínimo de R$ 10 mil.

De acordo com os gestores da Hurst, os tokens das telas do artista, considerado um dos expoentes da segunda geração do Modernismo brasileiro, devem gerar uma rentabilidade anual na faixa de 14% a 24% em um prazo que varia entre 12 e 24 meses, embora a projeção mais otimista da Hurst gire em torno de 24% ao ano.

Os números, segundo o CEO da Hurst, Arthur Farache, tiveram como base as 120 transações de obras de Volpi entre 2006 e 2022. Mas também levaram em consideração uma coleção de obras tokenizadas do artista plástico brasileiro Abraham Palatnik,(1928-2020), considerado pioneiro em arte cinética no país, projeto lançado pela Hurst em 2021 e que rendeu 27% aos tokenistas, que dividiram um montante de R$ 821 mil em ganhos. 

No caso de Volpi, serão três telas tokenizadas, duas “Ogivas”, que formam ogivas góticas a partir da distribuição de bandeirinhas, e “Faixas”, projeto que se junta a outras sete tokenizações de obras de arte realizadas pela Hurst, a partir de acervos de Abraham Palatnik, Di Cavalcanti, Luiz Sacilotto, Tomie Ohtake, Judith Lauand e Jandyra Waters.

Arthur Farache acrescentou que o Brasil conta com bons colecionadores de arte e que diversos artistas brasileiros já tiveram obras leiloadas internacionalmente, entre eles o próprio Volpi. Razões pelas quais o executivo revelou que a Hurst deve ampliar suas operações voltadas à tokenização de obras de arte em 2023.

Em setembro do ano passado, a Hust Capital também lançou um token que prevê retornos automáticos sobre a alta histórica de cinco altcoins do metaverso, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...