Os dilemas da mineração do Ether: preço em alta e escassez das placas

O cenário não é dos melhores para os mineradores, com a atualização de PoW para PoS e escassez de GPU, investir nessa indústria pode não ser um bom negócio.

 

O valor do Ether está subindo e está sendo cotado a  US$ 2.330 no momento em que este artigo foi escrito, o que ultrapassa a alta de fevereiro de  US$ 2.000. A lucratividade da mineração de Ether, embora tenha experimentado um ligeiro aumento, caiu pela metade entre 23 de fevereiro e 3 de março, de acordo com informações extraídas da BitInfoCharts.

 

Fonte: BitInfoCharts

Mesmo com o preço e a lucratividade oscilando nos últimos 3 meses, ainda é lucrativo o suficiente para manter as GPUs em alta demanda. O que já vem acarretando falta delas no mercado internacional. Devido a alta demanda.

O aumento contínuo no preço das criptomoedas viu um ressurgimento da atividade de mineração via GPU em 2021, o que agravou ainda mais a escassez de placas gráficas.

A escassez está relacionada à alta demanda por eletrônicos devido à pandemia e a uma dificuldade de produção para atender a essa explosão de consumo. Além disso, a guerra comercial entre China e Estados Unidos também tem suas contribuições para o agravamento do cenário. Com efeito, o setor inteiro de mineração baseado em GPU tem sofrido para se manter lucrativo.

A alta demanda e a escassez tem afetado diversos setores, Nos Estados Unidos, grandes nomes da indústria automobilística, como a Ford, tiveram que paralisar a produção devido à escassez de chips, o que pode refletir em uma baixa de 20% na oferta de novos produtos durante o primeiro trimestre de 2021.

Ainda vale a pena apostar na mineração como atividade econômica?

Diante desse cenário é importante destacar que não há muito futuro na mineração de Ethereum.

Isso porque, com a atualização para Ethereum 2.0, a rede mudará para um mecanismo de prova (PoW) de consenso de participação (PoS). A principal implicação dessa atualização será que a rede não permanecerá mais minerável. A rede Ethereum espera que a mudança de PoW para PoS torne o Ethereum mais escalável, rápido e acessível. Mas, uma vez que essa mudança aconteça, os mineradores serão substituídos por validadores que apostariam (Staking) seus ETH para participar, em vez de resolver problemas matemáticos complexos necessários na mineração. 

No curto prazo, há também a Proposta de Melhoria Ethereum (EIP) -1559, que pode ter um impacto significativo nos lucros da mineração ETH. EIP-1559 é uma proposta para lidar com o rápido aumento das taxas de transação da rede Ethereum.

Infelizmente para os mineradores, essa é uma parte significativa de onde seus lucros são derivados. Estima-se que os mineradores possam sofrer um dano de 30% graças ao EIP-1559, que está programado para ir ao ar no segundo semestre.

Isso significa que antes de fazer qualquer novo investimento na mineração de Ethereum, deve-se obter uma compreensão completa das perspectivas econômicas da mineração de Ether. Embora seja possível redirecionar as GPUs para extrair outras moedas PoW, as GPUs se depreciam rapidamente.

Portanto, as chances de recuperação de investimentos por meio da revenda parecem sombrias, especialmente para as placas de vídeo que são usados ​​para um trabalho constante e intenso de mineração.

Existem outras moedas para minerar, é claro, mas no momento elas não oferecem a lucratividade da mineração de ETH. Resta saber quais serão as moedas que preencherão essa expectativa.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...