‘Pix fora do ar’ atingiu transações de dinheiro na NovaDAX, Binance e BitPreço

Sistema criado pelo Banco Central do Brasil apresentou instabilidade que afetou bancos e exchanges.

Embora o Pix tenha apresentado estabilidade nas últimas 24 horas, várias exchanges que atuam no Brasil tiveram problemas com uma suposta falha no sistema que teve início durante a semana.

De acordo com comunicado da Binance, as transações de dinheiro na exchange ficaram lentas através do sistema de transferência Pix, que deveria funcionar de forma quase instantânea.

Por outro lado, além da Binance, a NovaDAX e a BitPreço também reclamaram de instabilidade no sistema Pix nos últimos dias, que foi provocada por erro do próprio sistema.

Problemas com Pix

Inicialmente, usuários publicaram na internet na última segunda-feira (12) sobre a o problema no sistema Pix que estava praticamente “fora do ar” e apresentou lentidão e instabilidade em exchanges como a Binance, BitPreço e NovaDAX.

No entanto, além de exchanges o problema do Pix atingiu clientes de bancos como o Nubank e Itaú.

No caso do Nubank, por exemplo, o aplicativo do banco digital apresentava uma mensagem de “Pix fora do ar” no momento em que os usuários tentavam transferir dinheiro, conforme mostra a imagem da Época Negócios.

Aplicativos do Itaú e do Nubank apresentam falhas na realização do Pix (Foto: Reprodução)
Mensagem de “Pix fora do ar” no Nubank (Reprodução/Época Negócios)

Enquanto isso, na Binance os usuários tiveram problemas com a compensação de transações que utilizaram o Pix nos últimos dias. Em comunicado, a exchange explica que formou-se uma fila de transações que foram confirmadas recentemente.

“Desde segunda-feira (12) todos os bancos apresentaram lentidão no sistema para compensação de saques e depósitos. Por conta disso, há uma grande fila para processamento das transações, tanto de entradas quanto de saídas. Se o processo entre uma solicitação e execução demora muito, o Banco Central cancela, sendo necessário efetuar uma nova transação. Tudo isso provocou atrasos e apreensão em muitos usuários de corretoras, inclusive de clientes da Binance.”

TED é alternativa

Depois que o Pix foi lançado no final de 2020 pelo Banco Central, milhões de brasileiros começaram a usar o sistema para enviar e receber dinheiro em qualquer horário, inclusive à noite e aos finais de semana.

Porém, com a instabilidade no Pix nos últimos dias, bancos e exchanges apresentaram problemas com a confirmação de transações que usaram o sistema do governo federal.

Sendo assim, o ‘velho’ TED é uma alternativa para aqueles que enfrentaram problemas com o Pix nos últimos dias. De acordo com a NovaDAX, o TED pode ser usado para enviar dinheiro para a exchange.

“A alternativa mais simples é fazer TED, preferindo uso de bancos que não façam cobrança por essa transação.”

Por outro lado, a BitPreço comentou que apenas na segunda-feira (12) é que o marketplace sofreu com a instabilidade do Pix. Segundo  exchange, a instabilidade não provocou maiores problemas com as transações, que já foram compensadas

“Na segunda-feira (12) percebemos certa instabilidade, mas nada que comprometesse os saques realizados via PIX.”

Por fim, a BitcoinTrade e o Mercado Bitcoin também comentaram sobre o problema envolvendo o Pix. No caso dessas plataformas, não houve problemas com o sistema, que apresentou recentemente grande instabilidade para bancos e exchanges.

“Na corretora BitcoinTrade não foi identificado nenhuma instabilidade no PIX.”

Leia Mais:

Você pode gostar...