Thai Bond Market Association lança plataforma de serviços Bond para registradores baseados em blockchain
A Thai Bond Market Association (TBMA) implantará uma solução com blockchain em sua plataforma de serviços de registradores, informou a agência de notícias local Bangkok Post em 28 de julho.
A nova plataforma de serviços de registradores, que está prevista para ser lançada este ano, pretende fornecer uma emissão de certificados de títulos mais rápida e, por sua vez, aumentar a liquidez do mercado secundário, segundo a presidente da TBMA, Tada Phutthitada.
Enquanto a liquidez do mercado vem crescendo, a emissão de certificados de títulos ainda permanece lenta, o que pode causar sérias limitações ao crescimento de títulos corporativos no mercado secundário. De acordo com o Sr. Tada, a plataforma reduzirá o tempo de emissão de títulos dos atuais 7-15 dias para 3-4 dias.
“Estamos tentando acomodar o mercado para crescer sem riscos que possam causar limitações”.
O presidente da TBMA revelou que a nova plataforma de registradores deve se aplicar à caixa de areia regulamentar até o final de 2018 e se tornará o primeiro serviço de fintech aplicável às caixas de proteção reguladoras na Comissão de Valores Mobiliários e Securities and Exchange Commission (SEC). Tailândia (BoT).
A plataforma será construída em uma plataforma de contrato inteligente usando um blockchain privado, que supostamente fornecerá aos usuários um banco de dados de liquidação digitalizado, um sistema de assinatura de títulos e verificação de transação de títulos. Também permitirá que emissores, reguladores, empresas e investidores tenham acesso a taxas de juros, pagamentos e outras informações sobre títulos.
A TBMA continuará a desenvolver a plataforma, eventualmente introduzindo o “Bond Coin”, um sistema de compensação e liquidação a ser desenvolvido no próximo ano.
O vice-presidente executivo da TBMA, Chaitat Prachuabdee, também revelou que a empresa está agora explorando a ideia de lançar sua própria “moeda de liquidação” para apoiar o sistema de títulos digitalizados.
O valor médio de negociação de títulos corporativos no mercado de títulos secundários registrou um crescimento significativo nos últimos seis anos, atingindo 5,09 bilhões de baht (US $ 152 milhões) em 2017, ante 4,33 bilhões (cerca de US $ 130 milhões) em 2016 e 800 milhões (US $ 24 milhões) em 2011.
Fonte: Cointelegraph