A queda do Tether na Índia: como uma stablecoin pode sofrer um crash?

O Tether (USDT) sofreu um flash crash nas últimas semanas na Índia e seu valor caiu abaixo de 1 dólar: como isso pode ter acontecido?

O Tether (USDT) sofreu um flash crash nas últimas semanas na Índia e seu valor caiu abaixo de 1 dólar, moeda à qual a stablecoin é lastreada. A criptomoeda lançada para ajudar a mitigar a volatilidade associada a outros ativos digitais deveria sempre valer US$ 1 ou rúpias 74,37, de acordo com a atual taxa de câmbio dólar-rúpia ou USD/INR, mas durante a crise o USDT passou a ser negociado na WanzirX por 60 rúpias, cerca de 20% a menos.

A mudança aconteceu depois que o boletim da Lok Sabha (câmara baixa do Parlamento) estabeleceu que a Lei Oficial de Moeda Digital de 2021, que busca proibir todas as criptomoedas privadas, poderia ser discutida durante a sessão extraordinária de inverno do Parlamento marcada para começar em 29 de novembro. Logo em seguida, o USDT sofreu flash crash.

O governo indiano segue estudando a possibilidade de lançar sua moeda digital de banco central (CBDC) e isso tem fomentado as políticas repressivas do governo contra as criptomoedas.

Fonte: Tradingview

Como uma stablecoin pode perder seu valor

O que pode ser estranho para o leigo, que está mais ou menos familiarizado com o uso de uma stablecoin, é entender como algo que está 100% pareado a um ativo físico, no caso o dólar, pode variar de valor em relação ao seu preço nominal.

A questão é que todo ativo correlato, no caso o Tether (USDT) é um ativo sintético e sua correlação está diretamente ligada aos humores do seu par que lhe dá valor, no caso o dólar americano, que naturalmente sofre os humores do mercado internacional de divisas.

As stablecoins não refletem inteiramente o preço do(s) ativo(s) subjacente(s). Por exemplo, os preços de stablecoins em dólares flutuam em um determinado dia. Vamos examinar alguns exemplos de stablecoins apoiados por fiduciários do CoinGecko no instante dessa redação.

  • Tether: $1
  • USD Coin: $ 0.99
  • Pax Dollar: $ 0.9942
  • Binance USD: $ 1
  • DAI: $1
  • TrueUSD: $ 0.9981
  • Moeda em USD: $ 1

Dois dos preços acima flutuaram ligeiramente mais de 1% e, na maioria das vezes, as flutuações são inferiores a 1% acima ou abaixo de US$ 1,00. A economia básica de oferta e demanda explica algumas variações, mas dependendo do tipo de stablecoins, pode haver muitos fatores em jogo. Um deles é conhecido como “flash crash”.

Flash Crash

Segundo a Investopedia, um flash crash é um evento nos mercados de títulos eletrônicos em que a retirada de ordens dos books amplia rapidamente as quedas de preços e, em seguida, se recupera rapidamente. O resultado parece ser uma rápida liquidação de títulos que pode acontecer em alguns minutos, resultando em quedas dramáticas. No entanto, geralmente no final do dia de negociação, como os preços se recuperaram, é como se o flash crash nunca tivesse acontecido, mas sua pegada está ali implícita no book de ofertas.

No caso específico da WanzirX, a queda de preço desencadeou o potencial de mercado dos traders para comprar a queda de Tether. Oportunidades de arbitragem envolvendo stablecoin com o porte do Tether não aparecem com tanta frequência.

Os traders poderiam vender o Tether de volta algumas horas depois, com um lucro de quase 20% com facilidade. O valor foi restaurado rapidamente, mas incidentes como esse podem acontecer novamente.

Não está claro se esta queda resulta de falhas técnicas ou se foi um despejo baseado nos traders se livrando do USDT.

No entanto, o prêmio pelo qual os traders adquirem o USDT – perto da marca de 80 rúpias – parece ter evaporado completamente. Em um país com o câmbio desvalorizado como a Índia, a diferença e lucro da arbitragem, fez muita gente feliz e infeliz na mesma esteira.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...