Capitalização de mercado do Tether está crescendo a um ritmo quase recorde
A capitalização de mercado do USDT aumentou 1 bilhão em nove dias.
A capitalização de mercado do Tether (USDT), uma stablecoin atrelada ao dólar americano, subiu nas últimas semanas, o que pode ter ajudado a alimentar a recente alta do Bitcoin (BTC) que levou os preços a níveis recordes.
Paolo Ardoino, que atua como CTO para a Bitfinex e Tether, tweetou na quinta-feira que a oferta de USDT aumentou em 1 bilhão em nove dias, marcando a segunda expansão mais rápida de sua história. O recorde foi estabelecido em 4 de setembro de 2020, quando, ao longo de oito dias, o fornecimento circulante do USDT aumentou em 1 bilhão.
No momento da publicação deste artigo, o Tether tinha uma capitalização de mercado de quase US$ 19 bilhões, o que significa que há cerca de 19 bilhões de USDT em circulação a um preço de US$ 1,00.
A capitalização de mercado da Tether aumentou quase quatro vezes desde o início de 2020, de acordo com dados do CoinMarketCap.
No fornecimento atual em circulação, o Tether tem a quarta maior capitalização de mercado de todas as criptomoedas.
O USDT e outras chamadas stablecoins oferecem entradas para os mercados de criptomoedas, minimizando assim a volatilidade dos preços e garantindo a facilidade de resgate assim que os ativos digitais são vendidos. Embora o USDT supostamente seja apoiado por reservas reais em dólares americanos, a Tether nunca fez uma auditoria completa de suas contas bancárias.
Em 2019, um relatório da Bloomberg afirmou que o USDT da Tether não estava totalmente atrelado ao dólar, mas sim que a oferta circulante é lastreada em apenas 74% em dinheiro e títulos de curto prazo.
O Tether também é administrado pelo mesmo grupo de gerenciamento que supervisiona a Bitfinex, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Foi alegado que o Tether e a Bitinex manipularam o mercado de alta de 2017, embora provar tal afirmação seja difícil devido à natureza complexa dos mercados de criptomoedas descentralizados.
Especialistas jurídicos informaram ao Cointelegraph no início deste ano que o escopo da manipulação de mercado em um ativo tão novo como o Bitcoin será difícil de estabelecer.
Nesse ínterim, o Tether continua sendo a stablecoin dominante na indústria, respondendo por mais de três quartos do valor de mercado de stablecoins.
LEIA MAIS: