Tether cunha 4 bilhões de USDT em 4 semanas e chama atenção do mercado

A emissora líder de stablecoins cunhou 4 bilhões de USDT em menos de um mês, o que representa quase 18% de todo o USDT emitido até agora em 2023.

Empresa líder do setor de stablecoins, a Tether tem cunhado cada vez mais novos tokens USDT (USDT). Nas últimas quatro semanas, a Tether emitiu 4 bilhões de USDT.

A Tether emitiu mais 1 bilhão de Tether na blockchain da Tron em 10 de novembro, informou o provedor de dados de blockchain Whale Alert. Esta cunhagem de USDT ocorreu apenas alguns dias depois que a Tether emitiu mais 1 bilhão de USDT na Ethereum em 9 de novembro, além de 2 bilhões de USDT emitidos em dois lotes diferentes na blockchain da Tron em 3 de novembro e 19 de outubro, de acordo com dados da Whale Alert.

O diretor de tecnologia e novo CEO da Tether, Paolo Ardoino, comentou os dados apresentados pelo Whale Alert no X (antigo Twitter), observando que a última transação de 1 bilhão de USDT na rede Tron foi uma “reposição de estoque do USDT”. Ele escreveu:

“Observe que esta é uma transação autorizada, mas não emitida, o que significa que esse valor será usado como estoque para solicitações de emissão e swaps entre cadeias no próximo período.”

O USDT recentemente cunhado representa uma parcela significativa do total de USDT emitido este ano. Com base nos dados do Whale Alert, a Tether deveria ter cunhado 22,75 bilhões de USDT em 2023, sendo que 13 bilhões, ou 57%, foram emitidos na blockchain da Tron. O valor restante de 9,75 bilhões de USDT foi emitido na blockchain da Ethereum.

Capitalização de mercado da Tether em 2023. Fonte: CoinGecko

A Tether vem cunhando ativamente novas stablecoins USDT ao longo do ano. Em março de 2023, a Tether cunhou incríveis 9 bilhões de tokens USDT, além dos 3 bilhões cunhados no mês anterior, de acordo com dados do Whale Alert. A emissora de stablecoins também cunhou uma quantidade significativa de USDT em meados destea ano. Entre 12 de junho e 12 de julho, foram emitidos 3,75 bilhões de USDT .

Ao mesmo tempo em que está ativamente cunhando novas stablecoins, a Tether também está queimando algumas moedas. Em 22 de agosto, a Tether queimou 1,2 bilhão de USDT na blockchain da Tron. Anteriormente, a empresa de stablecoins também queimou 3,1 bilhões de Tron USDT em junho e 2 bilhões de Ethereum USDT em fevereiro, de acordo com dados do Whale Alert.

A comunidade de criptomoedas reagiu rapidamente às mais recentes transações de cunhagem de USDT. Um entusiasta de criptomoedas usou o X para compartilhar algumas observações sobre como a cunhagem agressiva de Tether USDT afetou o mercado no passado.

“Da última vez que essa quantidade de Tether foi impressa em uma semana, um banco inteiro explodiu”, observou a postagem, referindo-se ao Silicon Valley Bank, ao Silvergate e ao Signature Bank, que encerraram suas operações em março de 2023.

Após as implosões dos bancos, alguns observadores do setor ressaltaram a exposição da Tether ao Signature. Posteriormente, a Tether negou tais alegações, “reiterando inequivocamente” que não tinha exposição aos bancos que foram fechados.

Além da cunhagem ativa de novas moedas, a Tether tem trabalhado para integrar uma parte importante do ecossistema recentemente, de acordo com Ardoino. O CEO da Tether foi ao Twitter para anunciar que a empresa está se preparando para anunciar cinco novos projetos em 2024. “Alguns deles poderiam eliminar definitivamente alguns serviços centralizados populares da Web2”, observou ele.

Estamos bem próximos de adicionar outra peça extremamente poderosa ao quebra-cabeça do ecossistema @Tether_to.

Total de 5 projetos alucinantes (por enquanto) para 2024.
Alguns deles poderiam eliminar definitivamente alguns serviços centralizados populares da Web2.

Ecossistema puro do mundo real, também conhecido como “Things…

— Paolo Ardoino (@paoloardoino)

A Tether não respondeu imediatamente ao pedido de comentários do Cointelegraph.

LEIA MAIS

Você pode gostar...