Terra não foi uma ‘puxada de tapete’, mas um ‘castelo de cartas’ mal projetado, diz CTO do Tether

“Estava claro para mim, estava claro para muitos que eu conheço que era uma má ideia”, disse o CTO da Tether e Bitfinex, Paolo Ardoino.

O diretor de tecnologia da Tether (USDT) e da Bitfinex, Paolo Ardoino, disse que o projeto Terra (LUNA) não pretendia ser um puxão de tapete, mas foi simplesmente “mal projetado”.

Falando sobre o crash estrondosa do mercado do ecossistema Terra, Ardoino comparou sua stablecoin algorítmica TerraUSD (UST) a um “castelo de cartas” que deveria cair a qualquer momento.

Muitos na comunidade de criptomoedas destacaram uma longa lista de comentários e ações duvidosos do fundador do Terraform Labs, Do Kwon, que levantam questões sobre suas ações. Também foi relatado que Kwon também trabalhou em um projeto de stablecoin algorítmica anteriormente fracassado apelidado de Basis Cash.

Ardoino fez os comentários durante uma aparição no podcast Reimagine Unplugged desta semana, da Reimagine, uma empresa de mídia que se concentra em conteúdo e eventos da Web3. O diretor de tecnologia afirmou que um grande problema estava no senso equivocado de autoconfiança de Kwon:

“Eu não conheço Do Kwon. Mas vamos dar a ele o benefício da dúvida. Ele criou este projeto com arrogância e pensando que estava certo e muitos o apoiavam, é claro, provavelmente por razões econômicas, mas não era per se, um puxão de tapete, era um projeto que foi mal projetado como muitos projetos são mal projetados.”

“Isso era como um castelo de cartas e poderia cair, mas é claro que ele não poderia dizer, porque senão teria caído muito mais rápido. E, novamente, ficou claro para mim, ficou claro para muitos que eu conheço que foi uma má ideia”, acrescentou.

CTO do @Tether_to, @paoloardoino sobre o $UST:

“É tudo diversão até que você seja um stablecoin de 10 bilhões. E aí fica muito mais difícil quanto mais rápido você cresce, mais você cresce, né, porque se você é uma stablecoin, especialmente uma stablecoin algorítmica..” https://t.co/UNuvNhZoP9

— REIMAGINE – Web3 Events and Media (@REIMAGINE_2021) 18 de maio de 2022

Ardoino prosseguiu afirmando que o UST se tornou grande demais para manter seu peg, já que sua garantia, principalmente em Bitcoin (BTC) na época em que tentava construir suas reservas, não era grande o suficiente para suportar a stablecoin, mas ainda era “grande o suficiente para quebrar ainda mais o mercado.”

“Eles estavam basicamente em uma situação de cascata onde eles tinham que defender o peg, então eles tinham que vender a garantia e vender a garantia estava causando falhas adicionais e essas falhas adicionais os empurravam para vender mais ou garantir mais e assim por diante.” ele disse.

Questionado sobre como seria o cenário regulatório para stablecoins no futuro, Ardoino sugeriu que os formuladores de políticas primeiro precisam definir claramente a diferença entre stablecoins totalmente lastreadas por ativos em oposição àquelas apoiadas principalmente por algoritmos:

“Acredito que a primeira coisa que precisa acontecer é a categorização adequada das stablecoins. Então, agora, UST é uma stablecoin algorítmica, enquanto Tether é uma stablecoin centralizada. Então, duas feras diferentes com duas garantias diferentes, dois lastros diferentes e assim por diante.”

O Cointelegraph informou mais cedo na quinta-feira (19/05) que o Tether registrou uma queda de 17% nas participações de papéis comerciais apoiando suas reservas de stablecoin USDT no primeiro trimestre. A empresa também enfatizou que sua stablecoin estava “totalmente lastreada” com US$ 82 bilhões em reserva como parte de seus relatórios legalmente exigidos como resultado do acordo de US$ 18,5 milhões com o Gabinete do Procurador-Geral de Nova York a partir de janeiro de 2021.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...