Tether cria 100 mi USDT em antecipação à alta do Bitcoin

O Tether permanece sem suporte claro sobre a quantidade de USDT existente no mercado de criptomoedas. O Bitcoin parece estar no meio de uma tendência de alta, a comunidade cripto prevê que o preço pode subir acima dos US$ 50.000 por BTC para tentar retomar seu recorde anterior, e a impressão do USDT pode ajudar a tornar isso uma realidade.

No domingo (4), o rei das stablecoins, USDT, recebeu uma enorme injeção de liquidez após a impressão de US$ 100 milhões em USDT por sua controladora, a Tether. 

Foi discutido em várias ocasiões como o preço do Bitcoin está diretamente ligado à quantidade de liquidez existente do USDT no mercado de criptomoedas, em termos gerais a impressão do novo USDT tende a empurrar o preço do BTC para cima ou estabilizá-lo se cair.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O preço do Bitcoin está em uma tendência horizontal no que parece ser uma estabilização de seu preço. Em março, entretanto, o valor do Bitcoin está claramente imerso em uma tendência de alta e a nova impressão do USDT chega em um momento ideal para poder impulsionar o Bitcoin.

Fonte: CoinMarketCap

Esse aumento causou uma grande mudança na percepção dos investidores do mercado de criptomoedas, como mostra o conhecido Indicador de medo e ganância .

Em março, o indicador estava em níveis de medo extremo e em poucos dias essa percepção se tornou positiva, repousando na zona neutra. É claro que o preço do Bitcoin é tão volátil quanto a psicologia do investidor em criptomoedas .

Fonte: Alternative

Por que a impressão de mais USDT pode impulsionar o preço do Bitcoin?

O USDT é o rei das stablecoins no mercado de criptomoedas, embora o USDC tenha crescido rápido e sólido, a diferença entre os dois é enorme em termos de capitalização.

O USDT tem a vantagem de ser a primeira stablecoin no mercado de criptomoedas e, portanto, todas as plataformas de troca de criptomoedas usam essa criptomoeda como um par contra praticamente todas as criptomoedas. O USDT é o veículo mais utilizado para negociação intraday ou para hedge quando o preço do Bitcoin cai.

O Tether e o USDT são a sombra perpétua do mercado de criptomoedas devido às suas contas opacas. Supostamente, uma stablecoin atrelada ao dólar deve ter o mesmo dinheiro criado em formato cripto apoiado por moeda fiduciária ou outros ativos.

O problema com o USDT é que suas contas são desconhecidas do público, embora após o caso do Procurador Geral do Estado de Nova York contra o Tether ter concluído que esse apoio é inexistente :

“As alegações da Tether de que sua moeda virtual sempre foi totalmente lastreada em dólares americanos eram mentiras.”

Portanto, o Tether pode imprimir quantos USDT quiser sem realmente ter apoio financeiro, um pouco semelhante aos bancos centrais no sistema fiduciário. Isso significa que as impressões de USDT podem ser usadas estrategicamente tanto para ajudar o Bitcoin a subir quanto para impedir um possível declínio.

Basicamente, o novo USDT pode ser usado para comprar Bitcoin diretamente no mercado spot (Bitcoin disponível em exchanges de criptomoedas) e assim influenciar seu preço no curto prazo, arrastando outros investidores a seguirem a tendência.

O artigo Tether cria 100 mi USDT em antecipação à alta do Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...