Gigante de telecomunicações Vodafone explora blockchain para verificar fornecedores

A empresa multinacional de telecomunicações Vodafone está explorando os recursos da blockchain para melhorar sua cadeia de suprimentos.

A empresa multinacional de telecomunicações Vodafone está explorando os recursos da blockchain para melhorar sua cadeia de suprimentos.

Ao integrar a blockchain em seus processos internos, a Vodafone pretende avançar em sua cadeia de suprimentos promovendo e verificando vários fornecedores por meio de uma plataforma de identidade digital chamada Trust Your Supplier, anunciou a empresa em 6 de março.

Implementando critério de diversidade

O anúncio explicou ainda que a empresa está implementando critérios de diversidade “para influenciar as decisões de compras juntamente com outros critérios padrão, como segurança, valor, entrega e tecnologia, quando convidamos fornecedores a licitar negócios”.

Confie no seu fornecedor foi desenvolvido em conjunto pela gigante de tecnologia IBM e pela empresa de blockchain Chainyard no verão passado. Ao lado da Vodafone, os membros fundadores da rede incluem as empresas de tecnologia Cisco, Lenovo, Nokia, Schneider Electric e a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, entre outras.

A plataforma visa eliminar processos manuais demorados e ajudar a reduzir o risco de fraude e erros.

Telecoms e blockchain

As empresas de telecomunicações em todo o mundo vêm implantando gradualmente a blockchain mesmo além de suas cadeias de suprimentos. A Telefonica teria feito parceria com a Associação local de Parques de Ciência e Tecnologia para conceder acesso ao seu blockchain a cerca de 8.000 empresas na Espanha.

A maior empresa de telecomunicações da Coréia do Sul, a KT, deve lançar uma moeda local baseada em blockchain para uma das maiores cidades do país, Busan, em 30 de dezembro. Na época, observou-se que os participantes podem usar a “moeda em qualquer loja em Busan com um terminal de cartão de crédito ”, embora a compatibilidade seja menos comum entre os grandes varejistas, em um esforço para incentivar os gastos em empresas locais menores.

Você pode gostar...