Exchange de cripto taiwanesa e membro da VASP, Bitgin, está sob investigação por lavagem de dinheiro

A exchange confirmou o breve relacionamento de seu diretor de operações com um suposto grupo de lavagem de dinheiro em comunicado divulgado em 13 de novembro.

A exchange de criptomoedas taiwanesa Bitgin está sob investigação da polícia do país por lavagem de dinheiro. De acordo com relatos da imprensa local no início desta semana, Yuting Zhang, diretor de operações da empresa, foi preso pela polícia taiwanesa por seu suposto envolvimento no incidente de lavagem de dinheiro conhecido como “Eighty-Eight Guild Hall”.

Anteriormente, Zhemin Guo e Chengwen Tu, dois empresários locais, foram acusados ​​pela polícia de operar um esquema de lavagem de dinheiro de vários bilhões de dólares usando seus escritórios de câmbio estrangeiro e contas de exchange de criptomoedas para lavar os lucros de crimes obtidos por meio de fraudes bancárias no exterior. Tu também é acusado de fraudar as autoridades fiscais do país, alegando 300 milhões de dólares de Taiwan (US$ 9,28 milhões) em reembolsos fraudulentos de impostos de exportação por meio da venda no exterior de créditos de jogos de vídeo.

Taiwan atualmente não possui um regime oficial de licenciamento para exchanges de criptomoedas. Em setembro, a Bitgin, juntamente com seus colegas do setor, criou o Escritório de Preparação de Prestadores de Serviços de Ativos Virtuais com o objetivo de autoregulação e lobbying de autoridades políticas. Sobre o incidente, Yuling Tsai, advogada geral da Associação VASP de Taiwan, disse:

“Desta vez, um membro do grupo preparatório esteve envolvido no caso de investigação. O grupo preparatório imediatamente realizou uma reunião e emitiu uma resposta pública. Os membros envolvidos no caso também tomaram a iniciativa de suspender a participação no trabalho do grupo preparatório.”

Em um comunicado em 13 de novembro, a exchange afirmou que suas operações “estão normais e os direitos dos usuários não serão afetados”. Conforme informado pela Bitgin, o diretor de operações Zhang esteve envolvido com empresas do incidente de lavagem de dinheiro do Eighty-Eight Guild Hall de 2021 até março de 2022. No entanto, a Bitgin disse que Zhang interrompeu todas as comunicações com as contrapartes após a descoberta das alegações de lavagem de dinheiro.

“Atualmente, a Bitgin está cooperando totalmente com a unidade de investigação e fornecendo ativamente toda a assistência necessária para garantir a condução tranquila da investigação e espera que os fatos possam ser esclarecidos o mais rápido possível.]

VEJA MAIS:

Você pode gostar...