Sueco condenado depois de enviar bomba para firma de criptos por a senha perdida
Um sueco foi condenado a seis anos e meio de prisão após enviar uma bomba a funcionários da carteira Cryptopay Bitcoin, serviço de cartão de débito e plataforma de câmbio.
Um tribunal sueco condenou um homem a seis anos e meio de prisão depois que ele enviou uma “bomba caseira potencialmente letal” a uma empresa de criptomoedas sediada no Reino Unido, informa a BBC hoje, 9 de novembro.
Jermu Michael Salonen, de 43 anos, enfrentou várias acusações no Tribunal Distrital de Estocolmo, inclusive enviando uma bomba aos funcionários da Cryptopay em Londres, e enviando um pó branco aos políticos suecos – incluindo o primeiro-ministro.
Salonen estava supostamente tentando se vingar da empresa por se recusar a mudar sua senha na plataforma Cryptopay em agosto de 2017. Como a BBC relata, a Cryptopay recusou o pedido, pois tal mudança iria contrariar a política da empresa.
Salonen enviou um dispositivo explosivo em um envelope acolchoado endereçado a dois funcionários da Cryptopay em Hackney, Londres, em novembro de 2017, e o pacote foi entregue a uma firma de contabilidade usada anteriormente pela Cryptopay.
Vários meses depois, em março de 2018, um funcionário do escritório começou a abrir o pacote, mas parou quando suspeitou do conteúdo. O pacote foi encaminhado ao Comando de Combate ao Terrorismo da Polícia Metropolitana, que encaminhou informações de DNA da bomba para a Interpol, alertando as autoridades suecas sobre as atividades de Salonen. Segundo a BBC, Salonen já era conhecido pela polícia sueca.
Fundada no final de 2014, a Cryptopay é uma carteira de Bitcoin (BTC), serviço de cartão de débito e câmbio para clientes do Reino Unido e da União Européia. O co-fundador da Cryptopay, George Basiladze, disse à Cointelegraph que a empresa havia mudado de escritório alguns meses antes de a encomenda ser entregue. Ninguém ficou ferido no incidente, e nenhum dos funcionários da [Cryptopay] já trabalhou naquele endereço.”
Após as recentes notícias, a Cryptopay posteriormente twittou que a redefinição de uma senha “não é problema”, no caso de ser esquecida:
Source: Cryptopay Twitter
Em 31 de outubro, várias empresas em Amsterdã enfrentaram outro caso de extorsão cripto por e-mail, com um indivíduo anônimo ameaçando atacar com granadas de mão se não enviassem 50 mil euros (US $ 57 mil) para sua carteira de Bitcoin.
No início deste ano, a Cointelegraph informou que o blogueiro cripto russo e comerciante Pavel Nyashin foi encontrado morto em seu apartamento em São Petersburgo. Nyashin já havia sido agredido, quando os atacantes roubaram cerca de US $ 425.000 em dinheiro depois que ele se vangloriou de sua riqueza online cripto. Enquanto uma investigação foi aberta posteriormente em maio, ainda não há notícias sobre o assunto.