Suposta audiência da Bitfinex é adiada
Uma audiência para o casal de Nova York acusado de participar no hack da Bitfinex em 2016 foi adiada, aguardando um possível acordo judicial.
Ilya Lichtenstein, 34, e sua esposa, Heather Morgan, 32, deveriam comparecer a um tribunal federal em Washington na última sexta-feira (27). No entanto, promotores federais pediram para adiar a audiência até 2 de agosto, de acordo com um processo judicial no início desta semana.
O arquivamento referia-se a “discussões sobre possíveis resoluções do caso antes do julgamento”, bem como à necessidade de os réus revisarem “volumosos registros financeiros” no valor de 1,1 gigabytes de provas que o governo entregou.
Após sua prisão, os promotores inicialmente concordaram em pausar o Speedy Trial Act para discutir um possível acordo judicial, e um grande júri ainda não apresentou uma acusação contra o casal.
Supostos lavadores do hack da Bitfinex
Lichtenstein e Morgan foram presos em fevereiro e depois acusados em uma queixa criminal de conspirar para lavar 119.754 Bitcoins. O montante foi roubado em 2016, quando um hacker se infiltrou na plataforma da Bitfinex e iniciou mais de 2.000 transações não autorizadas.
De acordo com funcionários do Departamento de Justiça dos EUA, no momento do hack, os BTCs roubados valiam US$ 71 milhões. No entanto, dada a valorização do Bitcoin desde então, o valor era de US$ 4,5 bilhões no momento da prisão do casal.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Perfis públicos dos acusados
Embora o juiz-chefe Beryl Howell tenha concedido fiança ao casal, as casas de seus pais foram congeladas. “Seus recursos financeiros poderiam ser facilmente usados para facilitar o voo… e todos poderiam ser usados para evadir” a responsabilidade, disse o juiz. Liechtenstein foi considerado um risco de fuga porque ele é supostamente proficiente no uso de identidades falsas
O casal posou como empreendedores de criptomoedas experientes e tinha perfis públicos ativos antes de sua prisão. Por exemplo, Morgan lançou vídeos de rap sob o apelido de Razzlekhan”, incluindo um após sua prisão em relação ao hack da Bitfinex, e também se referiu a si mesma como “O Crocodilo de Wall Street”. Segundo o juiz, Morgan e Lichtenstein podem enfrentar uma pena de até 20 anos de prisão.
O artigo Suposta audiência da Bitfinex é adiada foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.