Austrália anuncia teste de um ano para avaliar o uso de CBDC

O Reserve Bank of Australia (RBA) anunciou um programa de pesquisa de um ano sobre os prós e contras de uma moeda digital do banco central (CBDC).

A RBA anunciou que fará parceria com o Digital Finance Cooperative Research Center (DFCRC), um player do setor com raízes no setor, para auxiliar no lançamento de uma CBDC.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Para isso, a RBA realizará um programa de pesquisa com o DFCRC que terá duração de 12 meses. O esforço conjunto coloca um grande foco nos benefícios econômicos do lançamento de uma moeda digital, considerando as possíveis desvantagens da mudança.

“Este projeto é um próximo passo importante em nossa pesquisa sobre CBDC”, disse a vice-governadora da RBA, Michele Bullock. “Estamos ansiosos para nos envolver com uma ampla gama de participantes do setor para entender melhor os benefícios potenciais que um CBDC pode trazer para a Austrália.”

Tudo sobre os casos de uso

Para o banco central da Austrália, o programa de pesquisa também dará destaque significativo aos cenários de casos de uso de uma moeda digital. Durante a vida útil do programa, os participantes interessados ​​do setor podem recomendar, ou até mesmo desenvolver, casos de uso específicos que demonstrem como um CBDC pode ser usado para fornecer serviços de pagamento e liquidação inovadores e de valor agregado para famílias e empresas.

O RBA e o DFCRC têm o poder de selecionar os casos de uso que participarão do piloto. O Tesouro Australiano também desempenhará um papel como membro do comitê de direção com base em sua pesquisa anterior sobre a possibilidade de uma CBDC.

“Um CBDC não é mais uma questão de viabilidade tecnológica”, disse o CEO do DFCRC, Andreas Furche. “As principais questões de pesquisa agora são quais benefícios econômicos um CBDC pode permitir e como ele pode ser projetado para maximizar esses benefícios”.

Uso de CBDC em alta

Os bancos centrais de todo o mundo aceleraram o desenvolvimento de uma versão digital de suas moedas locais. Na última contagem, mais de 100 países deram passos significativos para criar seu CBDC, enquanto a Nigéria e as Bahamas estão entre os países pioneiros.

Os argumentos para sua criação de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) residem em seu potencial percebido para promover a inclusão financeira e permitir transações mais baratas.

Por outro lado, preocupações com questões de privacidade prejudicaram alguns CBDCs, com a China sendo forçada a emitir uma declaração dizendo que seu yuan digital protegerá a privacidade dos usuários.

O artigo Austrália anuncia teste de um ano para avaliar o uso de CBDC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...