Forte acumulação de Bitcoin detectada quando o preço do BTC se recusa a cair abaixo de $ 30K

Os dados da Glassnode revelam que os investidores com uma perspectiva de risco de longo prazo começaram a acumular Bitcoin durante sua recente tendência de baixa

O preço do Bitcoin ( BTC ) permaneceu relativamente estável no fim de semana, aproximando-se de $ 34.000 em 11 de julho. No entanto, o BTC / USD caiu quase 50% em relação ao seu máximo histórico, perto de $ 65.000 em meados de abril.

Mas o movimento negativo massivo não impediu os investidores de apostar nas perspectivas otimistas de longo prazo do ativo digital.

De acordo com uma das métricas da Glassnode, apelidada de Liveliness , o mercado de Bitcoin tem notado uma mudança no “comportamento macro hodling” dos investidores de longo prazo.

Hodling representa a resposta ritualizada dos investidores de criptomoedas às tendências de baixa do mercado, uma estratégia de investimento impulsionada por meme que se originou de uma postagem de um bêbado em um fórum em 2013 que escreveu seu texto com um erro de digitação. 

Enquanto isso, Liveliness varia entre zero e 1, com zero representando a maior proporção de oferta de Bitcoin inativo, ou seja, comportamento de HODLing.

A taxa de vivacidade do Bitcoin sinaliza a fase de acumulação. Fonte: Glassnode

No entanto, um grau mais alto de distribuição não prediz necessariamente ciclos de baixa. Por exemplo, entre novembro de 2020 e abril de 2021, o índice de vivacidade aumentou junto com os preços do Bitcoin, sugerindo que, apesar do comportamento de HODLing mais baixo, o mercado de Bitcoin não entrou em uma fase de baixa. 

Isso pode ser devido a grandes picos nos volumes de comércio no início deste ano. No primeiro trimestre, a atividade de negociação de Bitcoin, como um todo, atingiu mais de US $ 6 trilhões, em comparação com US $ 1,14 trilhão no quarto trimestre de 2020, de acordo com dados obtidos da Bitcoinity.

Volumes mensais de negociação de Bitcoins. Fonte: Bitcoinity.org

Portanto, enquanto os detentores de longo prazo começaram a gastar seu Bitcoin entre novembro de 2020 e abril de 2021, os maiores volumes de negociação em todas as exchanges de criptomoedas mostram que a demanda de varejo absorveu a pressão de venda.

Mas em abril, como observou o analista Willy Woo, a venda superou a pressão de compra normal do mercado altista.

Participantes especulativos começaram a vender suas novas criptomoedas para detentores de longo prazo, escreveu Woo em um boletim informativo publicado em 2 de julho, referindo-se ao chamado gráfico “Rick Astley” que estuda os fluxos de Bitcoin entre mãos fortes e fracas. Trechos:

“É muito claro ver que os detentores de longo prazo estão enxugando as moedas especulativas em um ritmo forte. Agora é um jogo de espera até que isso se reflita na ação do preço, os dados estão apontando com segurança para uma formação de fundo de acumulação.”

Bitcoin está se movendo de mãos fracas para mãos fortes. Fonte: Boletim Informativo Willy Woo

Bitcoin detém $ 30K

Um pico no sentimento de acúmulo de Bitcoin aparece, já que a criptomoeda continua a manter sua tendência de alta acima de um nível de suporte fortemente mantido de $ 30.000. 

A tendência do Bitcoin permanece estagnada entre $ 30.000 e $ 40.000. Fonte: TradingView

O par BTC / USD caiu para o nível de $ 30.000 em 19 de maio, durante a queda geral do mercado de criptomoedas.

Desde então, ele testou o piso de preço pelo menos quatro vezes, apenas para testemunhar uma forte recuperação de alta posteriormente. Isso tornou $ 30.000 um nível de suporte psicológico, o que, se rompido para o lado negativo, corre o risco de derrubar os preços do Bitcoin para tão baixo quanto $ 20.000.

Joel Kruger, estrategista cambial do grupo de gestão de investimentos LMAX, com sede em Londres, observou no início desta semana que o Bitcoin poderia rever $ 20.000, pois continua sob a pressão do sentimento do mercado global. O analista referia-se ao último colapso dos mercados de ações, sobre as preocupações relacionadas com a propagação da variante Delta do Covid-19 .

“Seria tolice descartar a possibilidade de uma queda abaixo da baixa de junho e achamos que haveria um risco nesse cenário em que o preço do #Bitcoin pudesse rever a área de alta recorde antiga em torno de US $ 20.000”, acrescentou.

“Mas, nessa fase, vemos o mercado muito bem apoiado.”

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...