Listagem de ações entra no radar de exchanges de criptomoedas

FTX e Bitstamp pretendem abarcar ‘todas as classes’ de ativos em suas plataformas

Em uma publicação do InfoMoney desta sexta-feira (14), a agência Bloomberg informou que duas  exchanges de criptomoedas avaliam listar ações em suas plataformas. Segunda a matéria, uma delas, a FTX, trabalha para que o lançamento de ações na corretora aconteça nos próximos meses. 

De acordo com a publicação, uma das mais antigas corretoras de criptomoedas do mercado, a Bitstamp, também considerou expandir a oferta de produtos, como ações, tokens não fungíveis (NFTs) e derivativos de criptomoedas. A Blomberg disse que a informação foi confirmada pelo CEO da Bitstamp, Roberto Zacotta. 

Oferecer negociação de ações criaria uma experiência simplificada para os mais de 4 milhões de usuários da Bitstamp, mas é um espaço muito competitivo, e há alguns nomes muito significativos nele…  Temos que estar convencidos de que temos chance de vencer neste espaço, disse Zagotta.

 No caso da FTX, a informação também foi confirmada por um porta-voz da empresa ao informar que a exchange está “continuando a investigar” futuras integrações entre o mercado de ações e a plataforma, sem dar detalhes de acordo com a publicação. 

Em novembro do ano passado, o presidente da FTX Brett Harrison usou o Twitter para fazer um balanço de seus seis meses à frente da empresa. Na ocasião ele anunciou a compra da plataforma de negociação e compensação LedgerX, que em junho de 2019 recebeu autorização para oferecer contratos futuros liquidados em Bitcoin (BTC), nos Estados Unidos

Em uma das publicações da sequência de tweets, Harrison disse que a FTX buscava uma forma para atender aos clientes da FTX US Derivatives, que é o novo nome da LedgerX segundo ele. 

 

 

Ao lembrar que algumas exchanges de criptomoedas fornecem negociações de ações em suas plataformas em versões tokenizadas, como da Apple e da Tesla, a Boomberg ressaltou que estes produtos enfrentam resistência regulatória. 

De acordo com a publicação, a Binance foi procurada para falar da eventual listagem de ações em sua plataforma, mas segundo um porta-voz da exchange a Binance “vai permanecer focada no desenvolvimento de tecnologias líderes de blockchain para nossos usuários e expandir para mercados que complementam mais naturalmente o futuro da blockchain.” Já a Coinbase não quis comentar sobre o assunto, segundo a informação da agência. 

No Início desta semana o InfoMoney exibiu uma entrevista do fundador da Binance Changpeng Zhao, o CZ, ao editor de Cripo Paulo Alves. Na ocasião CZ demonstrou estar focado em assuntos como regulação do Bitcoin e o desenvolvimento de projetos em blockchain nos próximos anos, além de dar conselhos aos traders no atual momento de baixa do mercado, entre outros assuntos. 

 

LEIA MAIS:
 

Você pode gostar...