Bolsa de valores espanhola pronta para testar sistema de financiamento de PMEs baseado em blockchain

A bolsa de valores espanhola está avançando com mais testes de seu arrojado sistema baseado em blockchain para financiar pequenas e médias empresas.

A bolsa de valores espanhola Bolsas y Mercados Españoles, ou BME, está pronta para testar sua infraestrutura de blockchain para o financiamento de pequenas e médias empresas após uma execução piloto bem-sucedida em 2020.

De acordo com a Finextra na sexta-feira, este próximo conjunto de testes pelo BME envolverá empresas que fazem parte do ecossistema de financiamento de PMEs do país sob a égide de uma área restrita regulatória criada pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital da Espanha.

Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, esta área restrita é vista como um passo importante na promoção de um maior desenvolvimento de fintech na Espanha, com foco em melhorar a concorrência e reduzir as barreiras de entrada para os participantes.

A mencionada fase piloto, ocorrida em 2020, atraiu a participação de empresas de manutenção de investimentos e fornecedores de crédito empresarial.

Como parte da segunda rodada de testes, o BME provavelmente examinará a adequação do sistema baseado em Ethereum para levantar capital para sociedades de responsabilidade limitada fora da rota tradicional de financiamento bancário.

Na verdade, a plataforma de blockchain do BME visa facilitar o financiamento de ativos digitais de PMEs que representam vias de financiamento, como notas conversíveis e empréstimos participativos.

O projeto marca mais uma extensão da política de digitalização do BME nos últimos tempos. Em março de 2019, a Bolsa de Valores Espanhola concluiu o teste piloto de seu sistema baseado em blockchain para certificados eletrônicos de garantias colaterais.

Para o projeto de financiamento de PMEs, a plataforma blockchain também incluirá uma carteira digital para as PMEs armazenarem seus ativos – tanto instrumentos de investimento financeiro quanto dinheiro eletrônico.

ChokepointsTrade finance é outro caso de uso elogiado para blockchain com soluções de tecnologia de razão descentralizada sendo inicializadas para eliminar pontos de estrangulamento significativos que afetam o financiamento de PMEs.

Além das PMEs, os principais bancos também estão buscando a tecnologia blockchain para limitar a exposição aos riscos de financiamento do comércio.

LEIA MAIS

Você pode gostar...