Plug-in da Solana Labs para o ChatGPT permitirá que IA acesse dados da rede blockchain
O plug-in permitirá que o chatbot de IA verifique os saldos de carteiras, transfira tokens e compre NFTs assim que a OpenAI tornar o uso de plug-ins mais amplamente disponíveis.
Os usuários da Solana (SOL) em breve poderão interagir com a rede por meio de um plug-in de código aberto do chatbot de inteligência artificial (IA) da OpenAI, o ChatGPT.
O plug-in permitirá que o ChatGPT verifique os saldos de carteiras, transfira tokens nativos da Solana e compre tokens não fungíveis assim que a OpenAI disponibilizar a utilização de plug-ins para o público em geral. A novidade foi compartilhada em 25 de abril no Twitter da Solana Labs, a empresa de desenvolvimento por trás da blockchain Solana.
O Solana Labs também está incentivando os desenvolvedores a testar o código-fonte aberto para recuperar dados on-chain nos quais possam estar interessados.
(1/2) Solana Labs has created an open-source reference implementation for a ChatGPT plugin that lets users interact with the @solana network directly from ChatGPT.
Users will be able to check wallet balances, transfer tokens, and purchase NFTs once ChatGPT plugins are available. pic.twitter.com/08z1IX76zJ
— Solana Labs (@solanalabs) April 25, 2023
O (1/2) Solana Labs criou uma implementação de referência de código aberto para um plug-in do ChatGPT que permite aos usuários interagir com a rede @solana diretamente através do ChatGPT.
Os usuários poderão verificar os saldos de carteiras, transferir tokens e comprar NFTs assim que os plug-ins do ChatGPT estiverem disponíveis.
— Solana Labs (@solanalabs)
A captura de tela compartilhada pelo Solana Labs mostra que o ChatGPT pode recuperar uma lista de NFTs pertencentes a um determinado endereço na rede da Solana, que compartilha um link de metadados anexado aos NFTs – presumivelmente proveniente do explorador de blocos do Solana Labs.
O Solana Labs não mencionou se o plug-in seria lançado quando a OpenAI disponibilizar o recurso de plug-in para o público em geral.
Os novos plug-ins do ChatGPT funcionam recuperando informações de fontes online e interagindo com sites de terceiros para responder a comandos solicitados pelos usuários. O recurso está sendo implementado para todos os usuários.
No entanto, nem todos ficaram satisfeitos com a novidade.
Um usuário do Twitter pediu à Solana que primeiro se concentrasse no desenvolvimento de um “explorador de blocos de trabalho”, enquanto outro questionou o benefício que isso traria ao ecossistema.
Parece que o Solana Labs está colocando mais foco em IA agora, tendo anunciado também em 25 de abril que forneceria US$ 1 milhão em financiamento para projetos que queiram criar ferramentas de IA na Solana:
1/ The @SolanaFndn is now allocating grants to ecosystem teams building AI tools that use Solana. Learn more https://t.co/ntXoQgwJxC https://t.co/PEQZyqIawv
— Solana (@solana) April 25, 2023
1/ O @SolanaFndn está alocando subsídios para equipes de ecossistema que estão construindo ferramentas de IA que usam a Solana. Saiba mais
— Solana (@solana)
Usuários do ChatGPT agora podem excluir seu histórico de bate-papo
No mesmo dia, a OpenAI anunciou que os usuários do ChatGPT agora podem “excluir” seu histórico de bate-papo, graças a um novo recurso de privacidade adicionado ao chatbot.
A equipe anunciou o novo recurso que foi implementado para fornecer aos usuários mais controle sobre seus dados em um comunicado divulgado em 25 de abril. A empresa acrescentou:
“As conversas iniciadas quando o histórico de bate-papo está desativado não serão usadas para treinar e melhorar nossos modelos e não aparecerão na barra lateral do histórico.”
O recurso já pode ser encontrado nas configurações do ChatGPT e podem ser alteradas a qualquer momento, disse a OpenAI.
A OpenAI explicou que as conversas excluídas serão retidas por 30 dias para fins de revisão e monitoramento de material abusivo. Depois desse período, as conversas serão excluídas permanentemente.
A empresa de IA também adicionou uma nova opção de “exportação” para os usuários baixarem seus dados e entenderem melhor quais informações o ChatGPT armazena.
O novo recurso de privacidade surge quando a Itália se tornou recentemente o primeiro país europeu a banir o ChatGPT até que ele cumpra as leis de privacidade do usuário da União Europeia de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
LEIA MAIS