NFTs de ‘skatistas’ ultrapassam Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks em negociações: US$ 354 milhões

Colecionáveis com nome de espécie japonesa de feijão são avatares com metaverso exclusivo, o ‘The Garden’, espaço descentralizado que promete ser ‘um canto para artistas, construtores e entusiastas da web3’

Azuki, segundo algumas buscas rápidas pela internet, é uma espécie de feijão originário do Japão, leguminosa selvagem que faz bem para vesícula, rins, digestão, combate ao diabetes, entre outros benefícios. Mas, em tempos de criptomoedas, Azuki (AZUKI) também faz bem para o bolso. Afinal, este é o nome de uma coleção de 10 mil tokens não fungíveis (NFTs) lançada no último dia 12 de janeiro responsável por um total de US$ 354 milhões em negociações até essa quarta-feira (16), de acordo com o mapeamento do marketplace OpenSea. Volume que supera as transações dos criptoativos das badaladas coleções Bored Ape Yacht Club (BAYC) e CryptoPunks no mesmo período. 

Segundo uma publicação da Forbes da última segunda-feira (14), os personagens skatistas em estilo anime colocados à venda no lançamento da coleção se esgotaram em três minutos. Na ocasião, foram 8.700 NFTs responsáveis por uma arrecadação de US$ 29 milhões além de outros US$ 2 milhões de uma oferta privada, realizada alguns dias depois. 

A matéria informa que os Azukis mais baratos eram negociados a US$ 36 mil e os mais caros a US$ 500 mil. Mas, em relação aos mais caros, já era possível encontrar nesta quarta-feira exemplares ofertados a 1695,4 ETH, cerca de US$ 5,3 milhões. De acordo com o OpenSea, os colecionáveis são avatares de um metaverso exclusivo, “The Garden”, apresentado como um espaço descentralizado que promete ser “um canto para artistas, construtores e entusiastas da web3.”

Exemplar da coleção NFT Azuki. Fonte: OpenSea

A coleção foi desenvolvida pela startup Chiru Labs, que recebe royalties de 5% em cada revenda do Azuki NFT, o que já representa quase US$ 18 milhões. De acordo com a publicação, os colecionáveis foram desenvolvidos pelo artista conceitual Arnold Tsang, que trabalhava como líder de personagens do jogo Overwatch, da Activision Blizzard.

O sonho é que a Azuki tenha uma IP (propriedade intelectual) tão grande que haja uma série animada, talvez até jogos e todo tipo de mercadoria, revelou Tsang. 

O artista disse ainda que os Azukis capturam “a cultura rebelde dos skatistas” e revelou que optou por tornar pública sua autoria dos NFTs “como uma promessa de confiança. Isso é quem eu sou, isso é o que eu fiz. Confie em mim que eu não vou fugir depois de ganhar dinheiro e simplesmente ir para uma ilha deserta.” 

Quem também parece estar de olho no mercado de colecionáveis é a Bolsa de Nova York, que acaba de fazer um pedido de registro de marca para negociação em NFTs, conforme publicou o Cointelegraph

 

LEIA MAIS

 

 

 

Você pode gostar...