Do Sidequest ao e-sports, as estratégias DeFi para aquisição dos usuários

Os projetos da DeFi estão começando a ser criativos com suas estratégias de divulgação e marketing.

Um dos problemas mais intratáveis ​​na DeFi pode ser enfrentar um esforço de todo o ecossistema, pois um número crescente de protocolos está começando a ser criativo com seus esforços de publicidade e divulgação. 

O market maker automatizado Uniswap anunciou hoje uma colaboração com o grupo de esportes Team Secret. Financiado pelo Uniswap Grants Program, a Uniswap se tornará um patrocinador oficial da equipe em troca de US$ 112.500. Em uma postagem no blog de anúncio, a Equipe Secret disse que estará “desenvolvendo conteúdo exclusivo e ativações de esportes” para a comunidade da Uniswap, além de ajudar a Uniswap a alcançar uma nova base de usuários.

“A primeira vez na história um DAO patrocina uma equipe de esportes? Não será a última ”, diz uma descrição da despesa na página de concessões da Uniswap. 

A Uniswap não é o único projeto que busca maneiras não convencionais de estimular o crescimento. Hoje cedo, a plataforma de gerenciamento e rastreamento DeFi Zapper revelou um sistema de recompensa de “missão” para os usuários experimentarem vários recursos. A busca diária atual é abrir o site, enquanto as buscas semanais se concentram em adicionar/remover liquidez de protocolos e fazer trocas de ativos. Completar as missões concede aos usuários experiência, que pode eventualmente ser usada para “subir de nível” e ganhar NFTs.

“O objetivo é tornar o DeFi mais acessível. Tradicionalmente, as finanças sempre foram consideradas algo terrivelmente enfadonho”, disse o fundador da Zapper, Seb Audet. Ele continuou:

“A maioria das pessoas se programam para acreditar que é muito complicado e não é a coisa mais excitante. Queremos inverter esse roteiro. Ao ter algo mais divertido, também o estamos tornando mais acessível.”

O sistema é uma reminiscência do Rabbithole, uma startup projetada para incentivar a participação profunda com os protocolos da DeFi. No final do ano passado, o número total de endereços que interagiram com um protocolo DeFi rachou 1 milhão, mas o fundador do Rabbithole, Brian Flynn, advertiu contra interpretar o número como um sinal de uma base de usuários em rápido crescimento.

“A realidade é que o número de usuários únicos é de apenas 10-15% disso. Essa é a métrica real que importa ”, disse Flynn ao Cointelegraph.

As iniciativas da Uniswap e do Zapper demonstram que os projetos estão indo para a ofensiva para encontrar usuários, no entanto. Protocolos como o Uniswap, em particular, têm tesouros de tokens massivos que podem ser implantados, bem como uma comunidade de participantes DAO que podem recomendar iniciativas – uma proposta fracassada nos fóruns de governança da Uniswap foi comprar um anúncio do Super Bowl.

Embora os anúncios em horário nobre possam estar longe, vários projetos estão buscando patrocínios menores e posicionamento direcionado. A publicação focada na DeFi, The Defiant, revelou recentemente uma aquisição de background da Aave, e a Uniswap é patrocinadora do podcast Bankless DeFi.

Tudo isso faz parte de um esforço mais amplo para tornar a DeFi mais acessível, compreensível e acolhedor. 

“A DeFi tem lutado, porque há muito atrito na entrada. Há muito jargão do DeFi + você tem que aprender todos os fundamentos da web3 (conectar uma carteira, gás, cancelar transações, etc …)”, disse Audet. “Queremos ajudar com isso, tornando-o mais divertido e proativo. O aprendizado não deve ser tão desafiador.”

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