Escassez de GPUs no mercado leva mineradores a adotarem notebooks para minerar criptomoedas
Fabricante de GPUs Nvidia planeja lançar placas voltadas exclusivamente para a mineração de criptomoedas, para evitar concorrência entre gamers e mineradores
A disparada nos preços de criptomoedas tem atraído mais pessoas para o mercado de mineração, que não tem conseguido suprir a demanda por placas gráficas potentes, como as mais populares lançadas pela Nvidia.
Por isso, parte dos mineradores tem recorrido aos notebooks da fabricante, da série RTX 30, para minerar as moedas digitais, segundo o portal PPLware.
Os equipamentos de mineração enfrentam não apenas a concorrência entre mineradores, mas também têm servido aos gamers profissionais, que buscam as placas para rodar games de última geração, que exigem alta capacidade gráfica dos computadores.
Com os estoques em baixa, os laptops da linha RTX 30 tornaram-se recentemente os mais procurados por mineradores para suprir a falta de GPUs GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 no mercado.
Segundo a matéria, na China os portáteis RTX 30 já são usados em sistemas para minerar Ethereum, considerada uma das moedas mais rentáveis em sistemas de mineração mais modestos.
Os laptops vêm equipados com placas GeForce RTX 3060, 3070 e 3080, lançadas no fim de 2020, e portanto com preço alto em comparação com as gerações anteriores.
A corrida pelas GPUs e pelos notebooks gerou críticas da própria fabricante das placas GeForce, a Nvidia. A empresa critica a busca desenfreada pelas placas e a disputa entre gamers e mineradores, mas ainda não tomou medidas concretas sobre o problema.
No começo do ano, um diretor financeiro da Nvidia disse que a empresa poderia voltar a lançar placas gráficas específicas para criptomoedas, em parte para evitar a colisão de interesses entre a indústria de games e criptomoedas.
Como noticiou o Cointelegraph Brasil, um sistema de mineração de Ethereum com 78 placas de vídeo GeForce RTX 3080 seria capaz de minerar 17,3 ETH por mês, ou US$ 30.000 em valores atuais.
O Ether é negociado em alta desde o começo de 2021, chegando a US$ 1.735 nesta quarta-feira, segundo dados o Cointelegraph Markets.
LEIA MAIS