Sete empresas no Japão implementam blockchain para digitalizar documentos e eliminar burocracia

Uma nova plataforma de gestão comercial no Japão evita a adulteração de dados usando a tecnologia blockchain.

Uma matéria de 26 de outubro da agência de notícias japonesa The Nikkei, mostra que sete empresas japonesas estão se preparando para investir em um novo sistema de gestão de dados comerciais. Desenvolvida pela NTT Data, a plataforma usa tecnologia blockchain para evitar que atores maliciosos adulterem os dados registrados.

A plataforma foi projetada para gerenciar os recebimentos das empresas exportadoras e importadoras e também das cartas de crédito emitidas pelos bancos. O novo serviço também ajudará no processamento de outros documentos relacionados tratados por seguradoras e empresas de logística.

Conforme a notícia, as empresas participantes incluem um grande banco japonês, o MUFG, a Toyota Tsusho, Kanematsu, a Sompo Japan Insurance e a Tokio Marine & Nichido Fire Insurance.

A Nikkei ainda revela que as empresas esperam lançar o novo serviço até o final do exercício em curso. O serviço já teria sido testado por empresas como a Mitsubishi e, segundo notícias, reduziu o tempo necessário para o processamento de dados em 50%.

Conforme publicado em 2018, a NTT Data fez parceria com a New Energy and Industrial Technology Development Organization – uma subsidiária do Ministério da Economia do Japão – para colaborar em uma plataforma de blockchain para a indústria de comércio.

O Cointelegraph entrou em contato com a NTT Data com perguntas sobre o projeto e este artigo será atualizado em caso de resposta.

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...