Alto funcionário do parlamento russo diz que criptos podem arruinar governos
Nikolai Arefiev, alto funcionário da Duma russa, argumentou que os criptos foram criadas para esconder dinheiro do governo.
Um alto funcionário do parlamento da Rússia, o Duma, argumentou que as criptomoedas têm potencial para arruinar governos, publicou a agência financeira russa Rambler em 20 de maio.
Nikolai Arefiev, um membro do Partido Comunista da Federação Russa e vice-diretor do comitê do Duma para política econômica, desenvolvimento inovador e empreendedorismo, disse que as criptomoedas foram criadas para esconder dos governos grandes ativos em offshores.
Se as criptos como o Bitcoin (BTC) tivessem surgido em 1994, a Rússia estaria “completamente destruída” hoje, pois teria perdido todo seu capital offshore, disse Arefiev, falando em conferência de imprensa da agência de notícias local, Serviço Nacional de Notícias.
O parlamentas de 70 anos ainda sugeriu que era inútil para o governo tentar se envolver em operações de criptomoedas, enfatizando que os países que baniram criptomoedas escolheram a forma mais fácil de defender seus ativos.
Também hoje, Arefiev alertou o público contra o capital especulativo, dizendo que ele representa mais de 90% da economia global. Segundo ele, o Bitcoin é parte dos esquemas especulativos, que criam “dinheiro por dinheiro” e não produz qualquer produto.
A indústria de criptomoedas ainda não está regulada na Rússia.
Recentemente, o maior banco da Rússia, Sberbank, pediu aos clientes fornecerem informações sobre seus recebimentos de operações com criptomoedas. Na semana passada, o primeiro ministro e ex-presidente Dmitry Medvedev disse que a regulação cripto não era prioridade do governo já que as criptomoedas “perderam sua popularidade”.