Sem mais HODL? A quantidade de Bitcoin em carteiras ativas está perto de recordes

De acordo com novos dados da Chainalysis, uma quantidade crescente de bitcoin está sendo mantida por usuários individuais ativos, em vez de empresas e investidores de longo prazo.

A empresa de análise encontrou 4,8 milhões de bitcoins, cerca de 32% do fornecimento de criptomoedas do protocolo, em carteiras pessoais com algum nível de atividade transacional em 31 de agosto (na época em que o mercado atingiu o pico) quando apenas 3,8 milhões de bitcoins, ou 26%, estavam nas mãos de indivíduos. Os números registrados em agosto foram os segundos mais altos para as contas individuais registradas, e apenas um pouco abaixo da alta de julho de 4,95 milhões de bitcoins, ou 33% de todas as moedas em circulação.

O economista do Chainalysis, Philip Gradwell, disse a Coindesk que “Há mais pessoas que estão segurando cripto pessoalmente”. E como resultado, também disse, “há uma oferta muito maior que é líquida. Muitas das pessoas que compraram este ano estão comprando menores quantidades”, e acrescentou:

“Eles estão prontos – se as coisas mudassem/se a oportunidade de gastar surgisse – para realmente gastar. Nós superamos o primeiro obstáculo da adoção, colocando o bitcoin nas mãos das pessoas”.

Gradwell disse que sobre esse potencial, as soluções técnicas para melhorar o bitcoin poderiam inclinar a balança para os usuários decidirem se vão transacionar com bitcoin ou sacar durante o próxima alta do mercado.

Com certeza, o bitcoin ainda é predominantemente mantido como um investimento inativo, seja custodiado por uma instituição ou por um indivíduo. Segundo os dados da Chainalysis há 6,3 bilhões mantidos em contas sem atividade em mais de um ano. Vale lembrar que, uma pessoa pode controlar múltiplas carteiras, então os dados são um proxy imperfeito para a adoção e distribuição de bitcoins. E a oferta deflacionária da criptomoeda original em seus 10 anos de existência tendem a incentivar os usuários a manter, em vez de gastar. O que muitos proponentes do bitcoin vêem como uma característica, e não um bug.

Mercado em fase de amadurecimento

A economista da Chainalysis, Kimberly Grauer, disse que se os usuários de bitcoin estão negociando com carteiras pessoais ou exchanges, os agregados monetários para essas categorias se estabilizaram, sugerindo que artigos de notícias não estimulam tanta atividade de negociação dramática quanto no ano passado.

“Você não vê flutuações selvagens na riqueza entre [contas de investimento e contas transacionais ativas]”, disse ela à CoinDesk, para Kimberly esse é um sinal de um mercado em fase de amadurecimento com menos volatilidade.

A Chainalysis também descobriu que, de agosto a dezembro, a quantidade de bitcoins mantidos por provedores de serviços, como exchanges, aumentou em apenas 93.299. Vista à cerca de 1 milhão de bitcoins adicionados a carteiras pessoais no mesmo período, isso implica que o número de pessoas que usam soluções de auto custódia está aumentando a um ritmo mais rápido do que dizem.

Já a adoção por comerciantes, legítimos ou não, é outra história. Gradwell disse que, embora seja impossível dizer quanta atividade representa o comércio peer-to-peer, a atividade em vários serviços de processamento de pagamentos e nos mercados darknet não aumentou nas mesmas proporções que a atividade geral de carteira.

Ele descreveu o estado atual da distribuição de riqueza em bitcoin como um pouco mais diversificada, segundo ele isto se deve em parte aos investidores de longo prazo que venderam para novos especuladores no final do ano passado e no início deste ano.

Gradwell estimula que, de cerca de 28,5 milhões de carteiras de bitcoin em todo o mercado, apenas 150 mil delas possuem mais de 10 bitcoins. Ele conclui que metade do bitcoin disponível ainda é mantido por investidores, mas ficou um pouco menos concentrado.

 

Leia Também: E-book INÉDITO de Ethereum (ETH) da corretora FlowBTC

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ether, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC. A FlowBTC é a plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de existência, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. Além disso, é a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance. Não fique de fora da nova economia digital, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Sem mais HODL? A quantidade de Bitcoin em carteiras ativas está perto de recordes apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...