A tokenização de valores mobiliários pode ser o próximo grande caso de uso para a tecnologia de blockchain

As ações tokenizadas da Apple, Tesla e GameStop ultrapassaram US $ 1 milhão por dia em negociações nas exchanges de criptomoedas Binance e FTX.

A tokenização de títulos é o caminho do futuro? Em uma entrevista ao Raiffeisen Bank International, os banqueiros que lideram seu centro de pesquisa de blockchain afirmaram que, de fato, em 2030, a maioria dos títulos será tokenizada.

Para obter uma compreensão mais profunda de como a tecnologia blockchain pode transformar as bolsas de valores tradicionais, a Cointelegraph Research compilou um conjunto de dados de todas as ofertas de tokens de valores mobiliários e descobriu que quase US $ 5 bilhões foram levantados em 2020. 

O primeiro relatório da Cointelegraph sobre tokens de valores mobiliários explica como funciona a tokenização de títulos e ações, quantos ativos já foram tokenizados, quais retornos eles forneceram e como são regulamentados em diferentes países.

Uma nova oportunidade

Uma tendência recente é a autocustódia de títulos e o ressurgimento de instrumentos financeiros ao portador. A tokenização de instrumentos financeiros permite que os investidores removam os títulos de uma bolsa e os enviem para uma nova bolsa com uma chave privada.

As bolsas podem atrair investidores para depositar títulos, oferecendo-lhes juros sobre seus depósitos para emprestar seus títulos à bolsa, que por sua vez emprestará as ações a outros tomadores. As bolsas também podem permitir que os investidores usem seus títulos como garantia para empréstimos ou negociação de margem.

Isso mudará drasticamente a demanda por títulos, pois menos investidores venderão e desencadearão eventos tributáveis ​​para adquirir liquidez. A demanda também aumentará por títulos atraentes, uma vez que um pool global de investidores poderá agora investir facilmente em títulos em outros países.

Baixe o relatório completo aqui , com gráficos e infográficos.

O volume diário de negociação em Binance e FTX de ações tradicionais tokenizadas, como Tesla (TSLA), Coinbase (COIN), GameStop (GME) e Apple (AAPL), está excedendo o volume mensal de negociação para todos os tokens de valores mobiliários em plataformas de tokens de segurança populares , como tZERO, Merj, Open Finance Network e TokenSoft.

O volume diário de negociação de ações tradicionais tokenizadas ultrapassou US $ 4 milhões em um dia na Binance e FTX no início de maio contra US $ 3,9 milhões em todo o mês de abril na tZERO, Merj, Open Finance Network e TokenSoft.

A capitalização de mercado total do token de valores mobiliários está oscilando em torno de US $ 700 milhões. Isso pode ultrapassar US $ 1 bilhão até o final do terceiro trimestre de 2021.

O relatório de 93 páginas seleciona cuidadosamente a experiência do setor de 13 autores em seis países, todos os quais trabalham na vanguarda dessa evolução do mercado de capitais.

Os insights incluem como funciona a tokenização de títulos do especialista em aplicativos de blockchain Dominik Spicher da Crypto Finance AG na Suíça e como as regulamentações estão impactando os mercados de tokens de segurança em diferentes países da PricewaterhouseCoopers e do conselho geral de Block.one.

O relatório é co-publicado pela Cointelegraph Research and Crypto Research Report.

LEIA MAIS

Você pode gostar...