SEC mira regulação robusta de criptomoedas nos EUA
Gary Gensler, nomeado recentemente para chefiar a SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, afirma estar ponderando estabelecer um regime regulatório robusto para o mercado de criptomoedas.
- Gensler disse em uma entrevista à Bloomberg nesta terça-feira, 03, que seu interesse em criptomoedas não significa que ele irá tomar a abordagem regulatória livre que muitos estão esperando.
- “Embora eu seja neutro quanto à tecnologia, mesmo sendo curioso – passei três anos estudando e ensinando sobre isso – não sou neutro quanto à proteção do investidor”, disse Gensler.
- Gary não forneceu nenhum tipo de cronograma para a ação da SEC em relação às criptomoedas, e citou a existência de 49 revisões regulatórias referentes à outros assuntos, como uma resposta para o frenesi de negociações do caso GameStop, que poderiam atrasar o progresso com as criptomoedas.
- Gensler também não comentou sobre uma possível aprovação de um ETF de criptomoedas, apesar da longa lista de aplicativos que o órgão regulador recebeu.
- Anteriormente, o presidente do órgão regulatório mencionou a necessidade de uma regulação das corretoras de criptomoedas por parte da SEC, e agora disse que este seria o jeito mais fácil de monitorar a negociação de tokens digitais, que em contrapartida, poderia promover o empréstimo “peer-to-peer” nas plataformas de finanças descentralizadas.
- A SEC então poderia regular tais plataformas, se elas estiverem anunciando uma taxa de juros sobre criptoativos. Por outro lado, as plataformas que fazem pools de ativos digitais poderiam ser vistas como fundos de investimentos, que poderia fazer com que essas plataformas ficassem sob a alçada da SEC.
- A nomeação de Gary Gensler na SEC gerou uma reação positiva em grande parte do mercado de criptoativos, dado o consenso de que o executivo entende tal ecossistema de um jeito que poucos no ramo poderiam, e então o seu regime poderia trazer uma segurança regulatória maior do que o que foi visto até o momento.