Presidente da SEC sugere que ainda não há ETFs de Bitcoin, mas cita ‘consideração cuidadosa’ para o futuro
Gary Gensler reiterou sua posição de ser neutro em termos de tecnologia, mas que daria “cuidadosa consideração” às preocupações levantadas pelos representantes Tom Emmer e Darren Soto.
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, respondeu a uma carta de legisladores chamando o regulador que nega a aprovação dos fundos negociados em bolsa à vista do Bitcoin “inaceitável”.
Em uma carta de terça-feira (15/02) de Gensler endereçada ao representante de Minnesota, Tom Emmer, o presidente da SEC deu a entender que o órgão regulador não estava mais perto de aprovar um ETF de Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos capaz de impedir “atos e práticas fraudulentas e manipuladoras” pelo normas do Exchange Act. Gensler reiterou sua posição de ser neutro em termos de tecnologia, mas que daria “cuidadosa consideração” às preocupações levantadas por Emmer em novembro.
Recebemos uma resposta do presidente da SEC, Gensler, à nossa carta de 3/11/21 sobre os ETFs à vista do BTC. Essa questão continua sendo uma prioridade para nós e continuaremos a supervisionar a SEC em sua missão de manter mercados justos e ordenados e facilitar a formação de capital. pic.twitter.com/WbgSDj7o0T
— Tom Emmer (@RepTomEmmer) 17 de fevereiro de 2022
Gensler levou mais de três meses para responder a uma carta de Emmer e do representante pró-cripto Darren Soto. A dupla defendeu que a SEC aprovasse os ETFs à vista de Bitcoin, com Soto chamando a criptomoeda de “um impulsionador do crescimento econômico” nos EUA e “crucial para que a regulemos claramente para maximizar os benefícios potenciais e mitigar quaisquer riscos”.
“A abordagem da SEC à regulamentação de criptomoedas tem sido inaceitável”, disse Emmer na carta de novembro. “Embora a negociação de ETFs futuros de Bitcoin seja um grande passo à frente para os milhões de investidores americanos que exigem clareza regulatória, não faz sentido que os ETFs à vista de Bitcoin também não possam começar a ser negociados.”
Até o momento, a SEC não aprovou nenhum pedido de ETF de Bitcoin de uma instituição financeira, apesar de alguns legisladores e líderes do setor criticarem a inação da comissão por reter os Estados Unidos em veículos de investimento inovadores. No entanto, depois que Gensler sugeriu em agosto de 2021 que estaria mais aberto a aceitar ETFs baseados em futuros de criptomoedas do que por exposição direta, muitas empresas entraram com pedidos de ETF de “estratégia” de criptomoedas na SEC. Desde então, a comissão aprovou ETFs vinculados a futuros de BTC da Valkyrie, ProShares e VanEck.
As empresas continuam a apresentar aplicativos de ETF de criptomoedas, com a SEC rejeitando recentemente os da Fidelity, SkyBridge e WisdomTree. Espera-se que o órgão regulador chegue a uma decisão sobre o pedido do NYDIG para um ETF de Bitcoin à vista em março.