São Paulo adia lançamento do fan token $SPFC ‘devido ao grande interesse’

Diretoria espera que com alguns dias a mais, seja possível explicar aos torcedores tudo sobre o Fan Token do São Paulo e as vantagens de garanti-los.

Uma publicação no perfil do São Paulo no twitter revelou que o lançamento do fan token do clube, que estava previsto para o dia 3 de novembro, como publicou o Cointelegraph, será adiado para o dia 9 de novembro.

Segundo a postagem do clube, o motivo do adiamento é “devido ao grande interesse pelo $SPFC”.

Vários torcedores do São Paulo comentaram a publicação querendo saber mais detalhes e como um fan token funciona.

O token se chamará $SPFC e, como o Cointelegraph publicou, o fan token foi anunciado logo que o São Paulo fechou contrato com a Chiliz, fornecedora de blockchain para a indústria de esportes e entretenimento.

O fan token é uma parceria com a plataforma Socios.com, que passará a ser patrocinadora e terá a marca estampada na camisa do time.

Fan Tokens são ativos digitais colecionáveis que fornecem aos proprietários acesso a direitos de voto, promoções e ingressos mais baratos, entre outras regalias.

O Presidente do São Paulo, Julio Casares, afirmou em nota no site do clube: 

“É muito gratificante termos Socios.com como nossos parceiros e, sem dúvida, é mais uma prova de que o nosso Tricolor é amplamente reconhecido como uma marca global. Além disso, a entrada do São Paulo em um universo em franca expansão é mais uma iniciativa que demonstra o protagonismo que queremos de volta ao clube que, passo a passo, vamos conseguir chegar lá”.

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com disse ao São Paulo:

“São Paulo é um grande nome do futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo e é nosso privilégio recebê-los a bordo. Mal podemos esperar para começar e estamos ansiosos para criar história com seus fãs apaixonados.”

Como o Cointelegraph publicou, os fan tokens já são uma mania entre os clubes de futebol no Brasil e no exterior. 

A venda de tokens dos times têm sido utilizada como fonte de receita em diferentes esportes no mundo. Mas esse tipo de investimento pode não ser tão lucrativo.

O tokens de torcedores foram uma maneira encontrada pelos clubes de criar receita, como fizeram Corinthians e Atlético-MG, já que os estádios permaneceram por um ano e meio sem torcedores.

O Cointelegraph também publicou que os fan tokens têm sido excelentes soluções para os clubes, mas não são um investimento rentável para quem compra.

Além dos times brasileiros, o jornal britânico The Telegraph mostrou, segundo o Sapacemoney que PSG, Juventus, Barcelona, Galatasaray e Manchester City arrecadaram, juntos, mais de R$1 bilhão com a venda de fan tokens.

O Corinthians vendeu no começo de setembro, em apenas duas horas, 850 mil tokens ($SCCP). Cada ativo foi vendido por US$2 (R$11), por isso o total arrecadado chegou a US$1,7 milhão (R$8,8 milhões), divididos  entre o clube e a plataforma que fez a venda.

O Flamengo vendeu 1,5 milhão de fan tokens em apenas 2 horas na plataforma Socios.com, que avisou que uma nova remessa do token $ MENGO estaria novamente disponível nesta terça-feira (26 de outubro).

E o Santos Futebol Clube também anunciou um fan token por R$ 50 no Mercado Bitcoin, atrelado a direito sobre transferências de jogadores como o astro Neymar Jr.

Com a parceria, que será desenvolvida pelo MB Digital Assets, braço de ativos digitais do Mercado Bitcoin, o Santos Futebol Clube ganha também nesta terça-feira (26) um token baseado no mecanismo de solidariedade da Fifa, chamado TOKEN DA VILA

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