Advogado de Sam Bankman-Fried desafia questões propostas pelo governo dos EUA ao júri
O advogado de Sam Bankman-Fried afirma que as questões propostas já insinuam a sua culpa em fraude e lavagem de dinheiro.
O advogado que representa Sam Bankman-Fried, o ex-CEO da agora extinta exchange de criptomoedas FTX, afirmou que as perguntas do júri propostas para o próximo julgamento de fraude suscitarão respostas tendenciosas.
Num processo judicial de 29 de Setembro, o advogado Mark Cohen, que representa Bankman-Fried, afirma que as questões do júri apresentadas pelo governo dos Estados Unidos contêm preconceitos que poderiam resultar num julgamento injusto para Bankman-Fried.
“O voir dire proposto pelo Governo desencoraja a divulgação completa de potenciais jurados, não consegue obter informações suficientes para permitir à defesa determinar a potencial parcialidade do jurado e corre o risco de manchar o júri ao apresentar as alegações de uma forma prejudicial.”
Ele também argumenta que a linguagem utilizada nas perguntas de seleção do júri já retrata uma imagem tendenciosa, presumindo a culpa de Bankman-Fried em fraude e lavagem de dinheiro.
“Em particular, ao referir-se a “sua fraude”, em vez de “sua suposta fraude” ou simplesmente “fraude”, a frase final do parágrafo 3 sugere indevidamente que a fraude cometida pelo Sr. Bankman-Fried é um fato estabelecido.”
Cohen sublinha a importância de o tribunal lembrar aos potenciais jurados que Bankman-Fried tem direito à presunção de inocência até que a sua culpa seja provada para além de qualquer dúvida razoável.
Além disso, Cohen argumentou que o tribunal deveria usar o voir dire proposto por Bankman-Fried.
No entanto, o Cointelegraph informou recentemente que o governo dos EUA se opôs às questões propostas por Bankman-Fried, declarando-as desnecessárias e demoradas.
Especificamente, o governo dos EUA opôs-se às suas questões relativas à publicidade pré-julgamento, ao movimento filosófico do altruísmo eficaz, às doações políticas e ao lobbying e ao transtorno de défice de atenção/hiperatividade (TDAH).
A seleção do júri começará em 3 de outubro, antes do início do julgamento em 4 de outubro.
De acordo com um calendário de julgamento divulgado recentemente, haverá 15 dias completos de julgamente em outubro e outros seis em novembro.
Entretanto, Bankman-Fried está detido no Centro de Detenção Metropolitano desde 11 de Agosto. O juiz americano Lewis Kaplan recusou consistentemente os seus numerosos pedidos de libertação temporária para se preparar para o julgamento.