Sam Bankman-Fried nega ter tomado conhecimento da transferência de fundos da FTX para a North Dimension

A procuradora assistente dos EUA, Danielle Sassoon, interrogou o ex-CEO da FTX no tribunal sobre o uso de depósitos de usuários da FTX e sobre a retenção de registros de comunicação.

Ao testemunhar no tribunal sem a presença do júri que decidirá o seu futuro, Sam “SBF” Bankman-Fried enfrentou os questionamentos dos promotores de acusação, que pressionaram o ex-CEO da FTX por respostas sobre seu suposto envolvimento no uso de fundos de clientes da exchange para realização de operações de mercado por meio da Alameda Research. 

De acordo com relatos do tribunal de Nova York em 26 de outubro, Bankman-Fried negou saber por que a exchange de criptomoedas FTX começou a transferir fundos de usuários de uma conta bancária conjunta com a Alameda para uma empresa chamada North Dimension – uma “entidade obscura” supostamente usada para lavagem de dinheiro.

SBF sugeriu que os bancos podem ter se sentido mais confortáveis com a North Dimension, evitando fundos de hedge de criptomoedas, como a Alameda.

Bankman-Fried teria dito que não estava muito envolvido com a North Dimension, mas não se lembrava de ter discutido com auditores a transferência de fundos de usuários da FTX para a entidade, assim como para a Alameda:

“Devo dizer que eu não sou advogado, estou apenas tentando responder às perguntas com base em minhas lembranças. […] Na época [na] FTX, alguns clientes achavam que as contas seriam enviadas para a Alameda.”

O depoimento de SBF, feito em uma audiência no tribunal sem a presença do júri, foi uma das últimas cartadas de sua equipe de defesa, composta pelos advogados Mark Cohen e Christian Everdell. Ao ser questionado por seus advolgados, SBF declarou acreditar que a transferência de depósitos da FTX para a Alameda Research era legal. Ao mesmo tempo, os promotores perguntaram qual fora a sua participação na retenção de documentos e memorandos internos da FTX e da Alameda.

“A testemunha tem uma maneira interessante de responder às perguntas”, disse o juiz Kaplan sobre o depoimento de SBF.

O julgamento criminal, que teve início em 3 de outubro após meses de preparação, provavelmente terminará aproximadamente sete dias após o testemunho de Bankman-Fried e a apresentação das argumentações finais de ambos os lados. Bankman-Fried poderá ser condenado por até sete acusações no julgamento atualmente em curso, mas também responderá a mais cinco acusações criminais em um segundo julgamento agendado para março de 2024.

LEIA MAIS

Você pode gostar...